A propósito

Foto: Pedro Ribas/ANPr

Numa entrevista ao Datena (aonde chegamos, hein?) Serra anunciou que se eleito criará o Ministério da Segurança.

 

Como se dizia em Irati na aurora da minha vida/da minha infância não tão querida ─ ideia de jerico. Não precisamos de mais um ministério. Ao contrário; precisamos reduzir drasticamente os ministérios. O gravíssimo problema da insegurança pública no Brasil não tem nada a ver com burocracia, no sentido weberiano ou não. Nem será resolvido com mais burocracia, mais burocratas, outra repartição. Sem esquecer que a responsabilidade cabe muito mais aos estados, às províncias, que ao governo federal. Incidentalmente: somos uma federação, não?

 

O xis da questão

As assim chamadas unidades federativas necessitam urgentemente de mais, muito mais PMs nas ruas, becos, quebradas: no mínimo o dobro do número atual! Idealmente, um PM para cada grupo de 250 habitantes. Ou quatro por mil! PMs bem treinados, bem armados, bem pagos, prestigiados, queridos&respeitados pela população, apoiados pela população. Sem a qual inexiste segurança pública digna do nome. Enquanto a população achar que bandido é herói e o PM, vilão, esqueça. Ora, isto tudo não emplacará com a criação de outro ministério. Incidentalmente, pra que serve o Ministério da Justiça?

 

Sonho meu

Como estou com a mão na massa; olhe aqui o tamanho do elefante ministerial! Porei negrito nos que deveriam ser eliminados. JÁ! Melhor; que não deveriam ter nascido.

 

Secretaria Especial de Direitos Humanos, Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Secretaria de Comunicação Social, Controladoria-Geral da União, Gabinete de Segurança Institucional da Presidência, Ministério das Cidades, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Secretaria-Geral da Presidência, Advocacia-Geral da União, Secretaria de Relações Institucionais, Banco Central, Secretaria de Pesca (ao bagre ou lambari?), Ministério do Turismo, Ministério do Meio Ambiente, Ministério das Comunicações, Ministério das Minas e Energia, Ministério da Saúde, Ministério da Previdência Social, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, do Desenvolvimento, Planejamento, Ciência e Tecnologia, Esporte, Integração Nacional, da Cultura, Trabalho, Agricultura, Fazenda, Defesa, Casa Civil, Justiça, Relações Exteriores, Transportes e Educação.

 

Efeito demonstração

Entre secretarias e ministérios, 18 iriam pra lata de lixo!

Junto com eles os milhares de cargos de confiança. E os outros. O efeito demonstração talvez influenciasse províncias&cidades. A economia não seria de palitos. Porque iria além das pessoas. Incluiria luz-água-telefone-carros-gasolina-avião-segurança-papelada-etc-etc. E nem mencionei a corrupção!!!! Mas quem tem aquilo roxo pra levar ao ar esta imensa reforma ? Meu nome é Enéas!!!

Deixe uma resposta