Prateleira. Ed. 144

fernando-sabino-acervo

Os 90 anos de Fernando Sabino

fernando-sabino

Dono de uma prosa singular e saborosíssima – como defendem seus admiradores – o escritor mineiro Fernando Sabino (1923 – 2004) escreveu algumas das publicações mais importantes da literatura brasileira. Os romances Encontro Marcado (1956) e O grande mentecapto (1979) são livros considerados responsáveis por formar uma geração de leitores.

Para além da repercussão que Sabino conquistou em suas longas narrativas, o escritor também se notabilizou por suas crônicas, que tinham um estilo que parecia uma conversa com o leitor. Uma prosa acolhedora e simples, diferente daquilo que os cronistas de hoje produzem.

Recentemente, a editora Companhia das Letras publicou O rio é tão longe (2011), uma reunião de correspondências entre Fernando Sabino e o também escritor mineiro Otto Lara Resende, organizada por Humberto Werneck. Otto e Sabino, amigos de infância, trocaram cartas durante anos. Entre os assuntos, sempre desenvolvidos em uma dicção literária, os rumos do país e da literatura. Conversas sobre as figuras relevantes daquela época, como Guimarães Rosa, Nelson Rodrigues, Jânio Quadros e João Goulart, também aparecem no livro.

Em outubro deste ano, Sabino completaria 90 anos de vida. Para celebrar a data, uma série de eventos acontece pelo Brasil.

fernando-sabino-clarice

Fernando Sabino e Clarice Lispector

fernando-sabino-otto

Sabino e seu amigo Otto Lara, com quem trocou correspondências por um longo período

  fernando-sabino-livros

 

A Curitiba de Vilma Slomp

vilma-1

O livro Curitiba Central pode ser considerado o registro mais completo e rico das últimas décadas da história de Curitiba. Nesta publicação, a fotógrafa Vilma Slomp reuniu registros da cidade de Curitiba durante os últimos 34 anos. São mais de 200 fotos tiradas entre 1979 e 2013, que mostram as transformações da cidade.

Um livro fundamental para quem quer conhecer detalhes da Curitiba antiga, desde a arquitetura até as características da colonização. A vida agitada dos tempos modernos e retratos do cotidiano atual também estão presentes. Em busca da essência, mas sem deixar de lado a pluralidade, a autora fez questão de tirar fotos panorâmicas da cidade.

Entre uma sequência e outra, o livro traz alguns textos que conduzem a narrativa e levam o leitor a uma viagem no tempo através das lentes da fotógrafa.

vilma-2

vilma-3

Eles eram muitos cavalos e Amores Expressos

ruffato

Considerado pelo jornal O Globo como um dos mais importantes romances da década, vencedor dos prêmios Machado de Assis e APCA, lançado em Portugal, França, Itália, Alemanha, Argentina e Colômbia, Eles eram muitos cavalos (2001), de Luiz Ruffato, terá a 11ª edição (revista e definitiva) lançada no começo de outubro pela sua nova casa, a Cia. das Letras. 

Ruffato nasceu em Cataguases (MG), em 1961. Recentemente, participou do projeto Amores Expressos, que selecionou escritores que viajaram para diferentes regiões do mundo com a missão de, após um período conhecendo o País, escrever uma história de amor ambientada na cidade em questão. Ruffato embarcou e escreveu o romance Estive em Lisboa e lembrei de você (2009).

Erotismo para vampiro escrever

erotismo-para-vampiro-escrever

Dalton Trevisan é um dos escritores que se notabilizaram por encontrar um estilo próprio. Conciso, o contista curitibano conseguiu uma dicção singular, que impede o leitor mais crítico de identificar influências e antecessores na voz de Trevisan. A temática das histórias é outra peculiaridade: não raro, o leitor encontrará narrativas ácidas, sórdidas e perversas. De carona nessa tendência da obra do escritor, a Editora Record acaba de lançar  Novos contos eróticos, antologia que reúne as principais histórias eróticas do autor.

Para muitos leitores e críticos, Dalton Trevisan é o maior escritor brasileiro em atividade. Em 2011, com o livro Desgracida, o vampiro foi o vencedor do Prêmio Jabuti na categoria contos. Em 2012, conquistou o Prêmio Camões – a mais importante premiação literária dedicada à língua portuguesa.

Leia mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *