Isabela França. Ed. 145

abre-capa

A elegância do simples

abre

Foto: Fercesar

A designer de interiores Renata McCartney é um tipo de profissional que muita gente procura e nem sempre encontra. Formada em Design de Interiores pela London Academy of Arts, esta paranaense de Umuarama morou em Londres por oito anos e trabalhou em renomados escritórios ingleses. De volta ao Brasil, desenvolve projetos de decoração exclusivos, que trazem consigo, além de um apurado senso estético, a sensibilidade para entender a personalidade do cliente e criar ambientes que contam sua história.

A moça começou sua carreira em cenografia para publicidade e cinema, ambientes em que luz e atmosfera são essenciais. Para ela, decorar é contar uma história. Por isso, busca reutilizar móveis e objetos de família – muitas vezes repaginados –, mas que trazem parte da biografia do cliente. Esta característica é a alma do estilo shabby chic, proposta decorativa que nasceu na Inglaterra e hoje é tendência em todo o mundo, especialmente impulsionada pela releitura de móveis e peças dos designers escandinavos, com várias repinturas e adequações ao clássico. Ao lado do marido, o australiano Nathan McCartney, restaurador de móveis, Renata consegue fazer com que cada um de seus projetos seja único.

A apresentação – em desenhos feitos à mão – é outro diferencial. Seu estilo é marcado por uma mistura ousada de cores e texturas rústicas com tecidos sofisticados, do contraste entre o velho e o novo, e de muitos detalhes charmosos que resultam num trabalho incrivelmente harmonioso. Da temporada na Europa trouxe o hábito de bisbilhotar lojas, antiquários, feiras de móveis e objetos. E, desta curiosidade, a sua vasta rede de referências que, somadas a seu talento nato, a transformaram numa profissional especial.

Duplo Grau

Foto: Arquivo pessoal

Foto: Arquivo pessoal

O advogado curitibano, professor da UFPR e pós-doutor pela Universidade de Milão, Luiz Guilherme Marinoni esteve em Brasília, em outubro, participando do seminário “A Administração da Justiça e a Garantia de Direito”, a convite do Conselho Nacional de Justiça.  Marinoni apresentou a palestra “A Racionalização da Função Jurisdicional como Resposta ao Excesso de Litigância”. O professor ressaltou ser “lugar-comum” a análise da demora da Justiça em função do excessivo número de recursos. “Não há como a demora deixar de ser proporcional à sobreposição de juízos a respeito do mesmo litígio. Porém, não é racional tentar eliminar o tempo do processo simplesmente descartando os recursos”, disse. Para Marinoni, o real problema não está na existência de recursos, mas ”na mitificação do duplo grau de jurisdição; na não percepção de que o tempo do processo é um ônus – que, assim, deve ser distribuído mediante a execução na pendência da apelação – e na impossibilidade de a Corte incumbida de dar unidade ao direito federal cumprir com a sua missão”. O evento do CNJ marcou o lançamento do relatório “Justiça em Números”, referente ao ano de 2012.

Eleições na Unimed

A sucessão da Unimed Curitiba, que elegerá nova diretoria em março de 2014, deverá ter disputa ainda mais acirrada que em anos anteriores. O pleito promete ser dos mais disputados dos últimos tempos. Uma nova chapa, batizada de Atua Unimed, está mobilizando um grupo consistente de médicos preocupados com a situação da cooperativa e buscando mudanças. A nova oposição não é a mesma que, tradicionalmente, vem batendo de frente com a de situação na diretoria da cooperativa.

20 anos

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A joalheira Tânia Viccenzi abriu, em outubro, as comemorações dos 20 anos da sua Viccenza Joias. Na loja do ParkShopping Barigüi, o Festival da Turmalina Paraíba. A Turmalina Paraíba é uma gema raríssima, encontrada na Paraíba, daí o nome, nos anos 90. Um pouco depois das jazidas escassas encontradas no Brasil, foram descobertas algumas jazidas na Nigéria e em Moçambique, na África. Existem turmalinas de várias cores e algumas com duas ou três colorações na mesma pedra. A descoberta de uma turmalina de cor diferente de todas as conhecidas – caso da Paraíba – surpreendeu pelo azul elétrico, azul néon ou azul fluorescente. Pode também ser verde ou verde-azulada, mas, também, em matizes diferentes daquele da verdelita ou da indicolita. Não são só a escassa distribuição geográfica e a cor inusitada que tornam essa gema rara. Transparência e seus cristais pequenos, a maioria com menos de um grama, fazem a pedra algo muito especial. Tânia Viccenza escolheu a Turmalina Paraíba para marcar a abertura do 20º aniversário de sua loja e expõe uma coleção muito especial de peças com a pedra. 

Inspiração

Edilson Viriato, Nicole Gulin e Chef Sandro Duarte. Foto: Divulgação

Edilson Viriato, Nicole Gulin e Chef Sandro Duarte. Foto: Divulgação

A Versadas, empresa curitibana especializada em treinamento doméstico e gastronomia, está fechando o ano com o projeto Sabores da Inspiração. A ideia é que chefs de cuisine interpretem os sabores e aromas que inspiram os artistas e traduzam em receitas. Ao todo serão três aulas show, com os chefs Rodrigo Cavichiolo, Ricardo Filizola e Sandro Duarte, a partir dos sabores da inspiração de Edilson Viriato, André Mendes e Nicole Gulin. Em dezembro, o projeto prossegue com os blogueiros Marcos Slaviero e Manoela Taques. 

Luxo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O famoso Bal Harbour Shops, em Miami Beach, nos Estados Unidos, com uma centena das mais famosas grifes do mundo, e os hotéis ONE Bal Harbour Resort & Spa;  Sea View Hotel, construído em 1948; Bal Harbour Quarzo Hotel e St. Regis Bal Harbour Resort estão apostando no público curitibano com a chegada do novo voo Curitiba-Miami, inaugurado há poucos dias. Um pacote apresentando o shopping, os hotéis e os restaurantes estrelados Mister Collins, Makoto, do chef Stephen Starr, e J&G Grill, do famoso chef Jean-Georges Vongerichten, além dos tradicionais Carpaccio e La Goulue, e vários programas culturais, é a novidade que chega às agências de turismo de luxo locais. Os brasileiros somam o maior número de turistas estrangeiros a visitar o endinheirado distrito, contou a diretora de marketing do complexo, Carolyn Travis (foto).

Infraestrutura

Os advogados curitibanos residentes nos Estados Unidos Maurício Gomm Santos e César Guimarães Pereira foram os anfitriões, no Harvard Club, em Nova York, nos Estados Unidos, da quarta edição do evento Fórum Brasil e Infraestrutura e Investimentos – Brazil Infraestructure and Investments Forum. O evento levou  alguns dos maiores nomes do direito administrativo brasileiro, além de representantes diplomáticos brasileiros para um debate sobre o desenvolvimento estratégico no Brasil e a apresentação do potencial do País para investidores. Nesta edição, Theodore Helms, diretor executivo de relações com investidores da Petrobras, e Bianca Nasser, gerente de relações com investidores da Petrobras, apresentaram um painel e o secretário municipal de Obras Públicas e Infraestrutura de Belo Horizonte, José Lauro Nogueira Terror, apresentou o projeto da capital mineira para investidores norte-americanos. 

Retratos

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A jornalista Ana Clara Garmendia está tirando do forno, em novembro, o livro Retratos de uma Cidade do Século 21. A obra compõe, com imagens descontraídas de 125 personalidades, a identidade de uma cidade deste século. São representantes aleatórios das mais diversas tribos de Curitiba, São Paulo, Paris e outras capitais ocidentais. Mais do que registrar essas pessoas, a jornalista procurou captar um pouco da essência de cada um dos retratados que somam-se como que num quebra-cabeças para montar a identidade da cidade. Da observação de musas, ícones fashion e famosos, até pessoas comuns indo ao trabalho, à escola ou apenas caminhando, surgiu o enredo da obra. Ana Clara emprestou seu olhar de jornalista para registrar expoentes de diversas cenas urbanas e criar um conjunto único e representativo. Retratados assim, espontaneamente, tornam perceptível a estética de uma metrópole. Ao se somarem, cada personagem foi dando nova forma à obra, que concluída resultou em 226 páginas. O livro tem apresentação do jornalista Alcino Leite e da consultora de moda Constanza Pascolato.

Vive la France

Foto: PB

Foto: RB

A chef Joy Perine e o chef Celso Freire escolheram uma sequência super francesa para comemorar a semana France Folie, no restaurante Zea Maïs, e o sucesso do Three Course Menu, oferecido de segunda a quinta-feira, por um preço fixo, foi tamanho que será prorrogado até o final do ano. Entre as delícias oferecidas estão o Cassoulet de fruits de mer (foto) ou Tarte tatin aux tomates na entrada, os pratos principais são Lapin à la moutarde ou Entrecôte bordelaise; e, para fechar, as sobremesas Clafoutis aux fruits rouges ou Soufflé au chocolat. Desenvolvido a quatro mãos pelos chefs, o cardápio não tem uma periodicidade preestabelecida e pode mudar de acordo com a estação do ano e as matérias-primas sazonais. 

Boas novas

Foto: Marcelo Almeida

Foto: Marcelo Almeida

Um estudo pioneiro no Paraná, que contou com a colaboração de um hospital americano e de um instituto de pesquisa francês, trouxe uma boa notícia no tratamento do câncer infantil. A mesma gota de sangue do teste do pezinho – que detecta doenças metabólicas e genéticas com sequelas permanentes – foi utilizada por médicos, biólogos e bioquímicos do Paraná para pesquisar uma mutação genética responsável por um tipo de câncer pediátrico: o tumor de córtex adrenal (TCA), que surge na glândula adrenal, acima dos rins, e outros tumores em crianças e adultos. Batizada de R337H, essa alteração no DNA indica a predisposição à TCA, que costuma ser detectada nos primeiros quatro anos após o nascimento, muitas vezes em estágio avançado. Um complicador do diagnóstico é o fato de as crianças com TCA crescerem mais que a média e com muita atividade – aparência saudável que acaba mascarando o problema. As pesquisas de mais de sete anos trouxeram um grande resultado. O rastreamento que identificou os riscos elevou os índices de cura para até 95% dos pacientes. São autores do projeto Gislaine Custódio, Guilherme Augusto Parise, Nilton Kiesel Filho, Heloisa Komechen, Cesar Cavalli Sabbaga, Roberto Rosati, Leila Grisa, Ivy Zortea da Silva Parise, Mara Albonei Dudeque Pianovski, Carmem Maria Costa Mendonça Fiori, Jorge Alberto Ledesma, Francisco Ricardo de Oliveira Figueiredo, Elis Rosane Sade, Sohaila Boehm Ibrahim Arram, Sérvio Túlio Stinghen, Mirna Maria de Oliveira Figueiredo, Sylvio Gilberto Andrade Avilla, Thiago Demetrius Woiski, Lisiane de Castro Poncio, Geneci de Fatima Ribeiro de Lima, Roberto Pontarolo, Enzo Lalli, Yinmei Zhou, Gerard P. Zambetti , Raul C. Ribeiro e Bonald Cavalcante de Figueiredo (foto), por meio do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe/Hospital e Faculdades Pequeno Príncipe, em Curitiba (PR), Centro de Genética Molecular e Pesquisa do Câncer em Crianças da Universidade Federal do Paraná, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Hospital do Câncer de Cascavel (PR), St. Jude Children’s Research Hospital, em Memphis (EUA), e Institut de Pharmacologie Moléculaire et Cellulaire, em Valbonne (França). 

Leia mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *