Isabela França. Ed. 153

Gostinho brasileiro

abre-capa-livro-Cynthia

A curitibana Cynthia Presser, há quase 15 anos radicada nos Estados Unidos, está festejando seu livro Cooking with a Brazilian Twist. Pelos sabores e aromas das receitas brasileiras, a moça diz ter resgatado um pouco das suas origens e encontrado uma forma de homenagear familiares e amigos.

Estimulada pelo marido, criou um blog de culinária. “Ele dizia que o mundo precisava conhecer essas delícias”, conta. O sucesso foi imediato e o público foi crescendo rapidamente.

Para ela, ideia que o estrangeiro tem de que o Brasil é um país alegre e feliz, com um povo animado e que gosta de dançar e se divertir, nem sempre é percebida na gastronomia. Daí veio a proposta e o título do trabalho.

No ano passado, Cynthia colocou o projeto no Kickstarter para arrecadar fundos para financiar o livro. Em julho de 2013, com tiragem de 1.650 exemplares, lançouCooking with a Brazilian Twist numa festa beneficente que reuniu aproximadamente 200 pessoas no South Haven Center for the Arts, em Michigan.

A repercussão tem sido a melhor possível. Cynthia foi entrevistada por diversos meios de comunicação norte-americanos e ganhou destaque no guia da rede de churrascarias Fogo de Chão, onde a autora fala do Mercado Municipal de Curitiba.

 

Pinheiro Curitibano

Pinheiro-Curitibano

Pinheiro-Curitibano-detalhe

Em tempos de fast fashion, são cada vez mais raras as marcas que visam o designer autoral. Nascida em Curitiba, a Pine Ax é uma marca de bolsas e acessórios em couro natural certificada feitos à mão. Pine, que significa pinheiro em inglês, faz referência à designer Juliane Pinheiro Machado, criadora da marca. A Pine Ax nasceu do desejo da designer de desenvolver um produto que representa a essência do handmade: atemporalidade e durabilidade. Aficionada pelo couro como matéria-prima essencial desde a infância, vivida no interior, resolveu reunir a tradição ao desejo de oferecer produtos únicos, com alto valor agregado. Para Juliane, couro é uma maneira de trazer as coisas boas do passado e lembrar princípios do ontem que enriquecem o presente.

 

Luxo

nota-luxo-Compagnia-Internazionale-85

Foto: Clóvis Jr.

Afamília Hyczy, leia-se Compagnia Internazionale CASA, recebeu arquitetos para um bate-papo descontraído sobre design de interiores para iates e jatos com a representante da marca Azimut Yachts no Brasil, Martha Toledo, e a arquiteta náutica Sarah Penido, de Florianópolis. O evento foi o primeiro de uma série de ações voltadas aos profissionais da arquitetura e decoração que serão realizadas pela loja.
A empresária Tatiana Hyczy entre as arquitetas
Luciana Moura e Fernanda Borio.

Herança da Copa

fashion_culture_brasil

A Copa terminou com um gosto um pouco amargo para os brasileiros, mas em termos de produção cultural deixou algumas boas conquistas. A jornalista Nereide Michel e o produtor Paulo Martins, de Curitiba, criaram o portal Fashion Culture Brasil, que destaca os estilistas e ateliês das doze cidades-sede da Copa do Mundo. O portal foi o único escolhido do grupo de Moda no Eixo Brasil Criativo, do Concurso 2014, realizado pelo Ministério da Cultura.

Foram escalados doze jornalistas para fazer a curadoria do roteiro, que pretende dar visibilidade para a moda autoral brasileira. O site é bilíngue e inclui ainda guia de eventos culturais e curiosidades da culinária regional. Em tempo: Paulo e Nereide estiveram nos bastidores dos principais eventos de moda da capital paranaense nos últimos anos, como o Curitiba Fashion Art e o Paraná Business Collection,e são idealizadores do Prêmio João Turin de Incentivo aos Novos Designers de Moda.

Ponte aérea angolana

Ponte-aerea-angolana

Radicada em Curitiba desde os anos 2000, a estilista angolana Soraya da Piedade fez sua terceira participação recentemente na Angola Fashion Week, semana de moda realizada em Luanda, capital do país africano. Conhecida por lançar mão de cores fortes e matérias-primas nobres, a designer apresentou a coleção Classique Primavera-Verão 2015. No Brasil, Soraya apresenta suas criações no Lab – Semana de Moda de Curitiba. Em tempo: a Angola Fashion Week é coordenada por uma agência de modelos angolana, a Hadja, e a brasileira Cia. Paulista de Moda.

Entre os dez

Entre-os-dez

O estilista e figurinista curitibano Gustavo Krelling, da Tutu Ateliê de Sapatilhas, foi selecionado entre mais de 80 participantes no Concurso de Novíssimos Figurinistas promovido pelo Núcleo de Traje de Cena da USP e pela Associação Brasileira de Estudos e Pesquisa de Moda. Autor dos figurinos das óperas La Didone e o Beco, entre outras, Gustavo vai figurar com os dez vencedores o livro Traje de Cena, Traje de Folguedo

Deixe uma resposta