Fazendo história

Barbara_Magro-capa-

Você tem ideia do que é andar cinco quilômetros? Parece coisa pouca. Mas você sabe o que é andar cinco quilômetros quando ainda é criança e seus passinhos não rendem lá grande coisa? Você consegue imaginar o que é andar cinco quilômetros em estrada de chão, todos os dias, para chegar ao ponto de ônibus e arrumar transporte para ir à escola?
É para essas crianças, cheias de vontade de futuro, que Bárbara Magro trabalha incansavelmente todos os dias.

Ela não é natural de um lugar, mas sim de um estado de espírito. Em sua certidão, poderiam estar estampadas em local de nascimento, a educação e a música.
Formada em História e cursando Pedagogia, é responsável pela educação musical dos alunos da Escola Estadual do Campo São Jorge, distrito de Terra Nova, cidade de São Jerônimo da Serra, a 350 quilômetros de Curitiba. É formiguinha com trabalho que não para e não se intimida diante de obstáculo e é também cigarra que espalha canto, aprendizado e esperança.
E o que faz nos momentos de folga? Música! É cantora e baixista, faz parte de banda que começa o caminhar nos estúdios.

O que Bárbara nos mostra, além do óbvio da vida dura, da força e da resistência? A vastidão de emoções e sentimentos em um olhar, um gesto, uma palavra. Uma criança do interior do país, que passa por essa jornada diária e sabe-se lá por quantas outras, a cantar com voz solta, com embalo no corpo, com a alma na ponta da língua, com rosto pregado na confiança de sua professora “Pela Luz dos Olhos Teus” é coisa séria, muito séria.
Bárbara Magro renova nossas esperanças e serve de exemplo para o país.

Adriana Sydor

Foto: Acervo pessoal

Foto: Acervo pessoal

Leia mais

Deixe uma resposta