Curtas. Ed. 156

Recorde

Nesta eleição, Ratinho Junior bateu um novo recorde. Proporcionalmente, foi o deputado estadual mais votado do Brasil. Ele fez 300.928 votos, o que corresponde a 5,23% dos votos válidos no Paraná. O único deputado com número maior de votos que Ratinho Junior foi Marcelo Freixo, do Rio de Janeiro, um colégio eleitoral muito maior que o do Paraná. Freixo teve 350.408 votos, o que corresponde a 4,5% dos votos no Rio.

 

Levy em ascensão

Levy Fidelix alcançou neste ano uma votação bem mais representativa do que em 2010, quando também concorreu à Presidência da República. Quatro anos atrás, Levy teve pouco menos de 58 mil votos (0,06% do eleitorado brasileiro na época). Nas eleições deste ano, o candidato foi a escolha para presidente de aproximadamente 446 mil brasileiros (0,42% dos votos válidos).

 

Aécio é ABC, Dilma é Bolsa Família

Aécio Neves foi o mais votado no ABC paulista. Em São Bernardo do Campo, cidade que lançou Lula na política, berço do PT, o tucano ganhou por quatro pontos percentuais da petista, 36% contra 32%. Em São Caetano, Dilma e o PT desapareceram, tiveram apenas 14% dos votos, Aécio conquistou 60% dos eleitores.
Enquanto isso, Dilma Rousseff amplia em 7% o número de eleitores nos principais municípios atendidos pelo programa assistencialista Bolsa Família, tem 77% dos votos.

 

PMDB sofreu as consequências

O ex-governador Orlando Pessuti avisou: a candidatura de Requião ao governo levaria o PMDB ao desastre. Não deu outra. Além da derrota acachapante nas majoritárias, Requião com 27% dos votos, Marcelo Almeida com pífios 8%, o partido perdeu cinco cadeiras na Assembleia Legislativa. Sua bancada desceu de 13 para oito cadeiras. Destas, quatro de adeptos de Beto Richa.

 

Bolsonaro presidente

O candidato mais votado a deputado federal pelo Rio de Janeiro, Jair Bolsonaro, disse que pretende ser presidente em 2018. “Eu pretendo disputar como presidente da República. Se o meu partido não sinalizar para isso, eu vejo para onde eu posso ir. A direita tem cara, tem voto, tem vergonha na cara”, afirmou o líder do PP.

 

Os famosos

Enquanto Tiririca e Romário obtiveram expressivas votações, outros famosos deixaram a desejar. Dr. Rey (PSC) com a promessa de ser o novo John Kennedy fez 21.371 votos e não conseguiu uma vaga no Congresso. Kid Bengala (PTB), conhecido, entre outras coisas, por suas atuações pornôs, se candidatou a deputado estadual, porém teve decepcionantes 1.106 votos, a mostrar que seu áureo tempo ficou para trás. Marcelinho Carioca (PT), craque nas canchas, conseguiu uma expressiva votação, teve 43.694 votos, pouco, no entanto, para ser deputado estadual, vai ver a torcida do Corinthians não é tão grande assim. Outro do ramo futebolístico a se candidatar foi o presidente do Vasco, Roberto Dinamite (PMDB), conseguiu apenas 9.452 votos, a torcida deve estar de mal por estar na série B, não deu para arranjar uma vaga na Assembleia do Rio de Janeiro.

 

Deixe uma resposta