Em busca do tempo perdido?

LUCA-_DSC9611

Acho que não. Luca Rischbieter não parece olhar apenas o tempo pelo retrovisor. Ao contrário, aposta no futuro, na educação pelo lúdico, o caminho fácil, também nunca foi sua opção. Afinal, seu projeto profissional o Labirinto, espaço pedagógico e brincante, passa ao lado do Bosque Goom, um espaço especial que acoplou ao seu universo gregário. Enfrentou o lobo mal, indispôs-se com um monte de gente para poder manter o espaço e as árvores.

Esse é o Luca, que em um sua vida privada é guardião de um grande naco da cultura, não só paranaense, mas universal. Neto de Paul e Helene Garfunkel, casal de franceses – ele que pintou crônicas poéticas, não só do Paraná como do Brasil, ela fundadora da Aliance Francese. Filho de Karlos Rischbieter e Franchette Garfunkel Rischbieter, ela urbanista, parceira e inspiradora de Jaime Lerner e da própria Curitiba, ele engenheiro, escritor, poeta e ministro da Fazenda, no governo João Batista Figueiredo.

Com toda essa estirpe, essa família, representada hoje pelo Luca e sua irmã Mônica Rischbieter, diretora do Teatro Guaíra, pode-se dizer que eles são sim os verdadeiros alternativos da cidade.

Por opção, entre raridades literárias e artísticas, esse moço genuinamente curitibano organiza todo esse relevo de informações ao seu modo.
Estão lá seus xodós, os gatos, junto a caixas cheias de livros de sua autoria misturados aos de seu pai e de seu avô, grande acervo de Paul Garfunkel, entre gravura de Picasso, quadros cuzquenhos e até um óleo pintado pelo ex-presidente Janio Quadros, a casa é uma instalação.

Uma obra aberta, como a mente de alguém que anda de havaianas, vive de forma natural e extremamente despojada, nascido em berço esplêndido.
Os Garfunkel Rischbieter ensinam a Curitiba a ser mais cosmopolita, a descer do salto alto. A descobrir que é melhor ser do que ter.
Obrigada, família, por todo o legado à cidade. Parabéns Luca, por cuidar e divulgar tudo isso.Um espaço nobre da cidade, onde cada fragmento nos reflete um lugar desse mundo, vasto mundo.

DSC9523

Foto: Lina Faria

 

DSC9526

Foto: Lina Faria

 

DSC9576

Foto: Lina Faria

 

DSC9527

Foto: Lina Faria

 

DSC9539

Foto: Lina Faria

 

DSC9551

Foto: Lina Faria

 

 

Leia mais

Deixe uma resposta