Sexos diferentes, cérebros diferentes

cerebros

Este artigo teve inspiração em uma queixa relativamente comum das pessoas, qual seja: “Meu marido não me entende”, ou “Minha esposa não me entende”.
Por que será que é tão difícil homens e mulheres, na maioria das vezes, se entenderem? A resposta é simples – porque há uma diferença astronômica entre o funcionamento de seus cérebros. São duas máquinas semelhantes, com a mesma anatomia, porém com resultados práticos diferentes.Vejamos isso:

Cérebro masculino: todos os assuntos guardados em pastas separadas: futebol, amigos, filhos, esposa, finanças, etc… Aqui, para ir de um assunto ao outro, tem que abrir e fechar as pastas. Cada vez que vai falar sobre um assunto, ele tem que ir ao arquivo específico e pegar a pasta correspondente.

Cérebro feminino: não tem pastas, o arquivo é um só e todos os assuntos são guardados juntos. Filho, marido, salão de beleza, novela, finanças, etc… Cada vez que vai falar de um assunto, consegue puxar outro e assim consegue falar de várias coisas ao mesmo tempo. Exemplo: conversando com o marido sobre os filhos, lembra que a geladeira está com problema já há algum tempo e que domingo o almoço é na casa da mãe dela, tudo isso com o neném no colo mamando e mexendo a panela de feijão.

Outra diferença é que o cérebro masculino só tem memória recente. Passado um certo tempo, lembranças são deletadas, tendo importância ou não, principalmente àqueles que são de importância vital para elas, tipo data do primeiro encontro, vestido que ela usava, que música tocava etc…

Já o cérebro feminino não deleta nada! Não esquece detalhe algum. Por isso somos chamados atenção tipo “Essa gravata você já usou no último casamento que fomos”. O homem não lembra nem de quem era o casamento quanto mais a gravata usada.
Tudo faz sentido no cérebro feminino, pois tudo está conectado. São fios para todos os lados, num emaranhado total. De vez em quando um desencapado encosta no outro e saem raios e trovões.
– Lembra o que você falou da minha mãe?
–Eu não falei da sua mãe hoje.
– Quem falou que foi hoje? Foi na festa de aniversário do filho da vizinha, há 5 anos!!!

Cérebro feminino não esquece. Não esqueçam, homens.
Outra diferença fundamental nesse funcionamento cerebral é o fato de o cérebro masculino conseguir desligar-se do mundo, não acessando arquivo nenhum. Está dando um tempo, como se diz. Isso pode ser visto em várias situações, tipo: em frente à televisão mudando de canal sem parar, pois na verdade não está assistindo nada. Na verdade, nem está ali.

Outra situação típica é o homem dirigindo seu carro absorto ao volante enquanto a esposa vai contando fatos do dia, inúmeros…, e, de repente, surge a pergunta: “O que acha?”. E a resposta mais natural do mundo é “Acha? Do quê?”.

Quando começamos a observar melhor esses comportamentos, vemos que há um aspecto muito concreto nessa diferença que é a maneira de ver as coisas, normalmente o homem muito objetivo e racional, já as mulheres mais emotivas e subjetivas.

O bom disso tudo é que se completam,e se souberem usar em favor da relação essas diferenças, eis aí a fórmula que alguns encontraram para relações duradouras. Diferente disso, daqui um tempo o padre ao final da cerimônia de casamento dirá: “Até que o cérebro os separe”.

Leia mais

Deixe uma resposta