Músida Erudita. Ed. 160 – Ciranda, cirandinha, vamos todos cirandar

quinto07

Eis que nosso grande compositor, o maior de todos, volta a despertar grande interesse, inclusive de um público novo que, esperamos, venha a ser a plateia do futuro para a música erudita no Brasil.

As Cirandas e as Cirandinhas de Heitor Villa-Lobos são o ponto de partida e o centro do primeiro trabalho do Grupo Quinto, formado por seis pianistas mineiros. O espetáculo “Villa-Lobos: Vamos Todos Cirandar!”, que integra a programação do projeto “Quartas Clássicas”, busca dialogar com crianças e adultos através das cantigas de roda trabalhadas pelo compositor – algumas bastante conhecidas, como Cai cai balão, Passa passa gavião e O cravo brigou com a rosa.

A proposta é um formato inovador de concerto, em que o personagem principal é o piano e a música interage com artes cênicas e projeções. Outro diferencial é tocar a música erudita de uma forma coletiva, o que é um diferencial considerando que o piano é um instrumento usualmente individual. Esta foi a forma poética encontrada pelo grupo para traduzir o contexto literário das cantigas para a linguagem musical, transformando o piano num expressivo contador de histórias, característica marcante de Villa-Lobos. Os passeios pelas teclas imitam o voo do gavião, o cruzamento das mãos despedaça a rosa que brigou com o cravo, as águas não bebidas no Itororó são achadas em efeitos especiais.

As cirandas são hoje parte da memória coletiva do povo brasileiro e uma forte representação de sua identidade cultural. Villa-Lobos compôs verdadeiras obras-primas e transcreveu nas partituras muito além daquilo originalmente proposto pelas canções: ele traduziu em música a alma do povo brasileiro.

Fechando o concerto, os seis pianistas exploram uma série de técnicas expandidas na apresentação da peça Cirandando, composta especialmente para o grupo por Marcelo Dino, no desejo de homenagear Villa-Lobos.
A estreia do espetáculo foi realizada em Itabira para 400 crianças de escolas públicas em 2013. “Villa-Lobos: Vamos Todos Cirandar!” foi sucesso nos festivais culturais do interior do Estado: Festival de Inverno de Ouro Branco e 26º Inverno Cultural de São João Del Rei.

12

Grupo Quinto, na apresentação Villa-Lobos: vamos todos cirandar. Foto: Reprodução/site grupoquinto.com

Leia mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *