Branca de neve

Winter-Storm_sham-11

Ah, a neve! Nada mais lindo do que aqueles floquinhos caindo do céu, fazendo piruetas no ar, deixando tudo branquinho. É realmente mágico, principalmente para quem mora num país tropical como o nosso e que só tem a felicidade de apreciar esse fenômeno da natureza quando está em férias.
Viver com neve é bem diferente.
Nem vou falar aqui sobre as baixíssimas temperaturas, negativas por excelência pra provocar tudo isso.

Quando cai a neve é tudo lindo, o depois é que são elas. Uma cidade tem que estar preparada para a neve, os cidadãos e o poder público. Pra se viver na neve temos que ter noções de cidadania. Primeiro, cada um é responsável pela limpeza da calçada em frente à sua casa, comércio, trabalho. E lá vão os moradores com suas pás limpar suas entradas, seus caminhos, desbloquear seus carros. A gente só consegue andar pelas ruas graças a esse esforço coletivo. Das ruas cuida a prefeitura, são diversos caminhões passando pela cidade, limpando o asfalto, dia e noite. As companhias elétricas ficam de olho na neve acumulada nos fios para que não haja acidentes. As companhias de água cuidam do gelo nos reservatórios. Tudo é controlado.

Dependendo da intensidade da nevasca as coisas podem tomar proporções enormes. Diante da previsão de tempestades rigorosas os governos estaduais e locais não se omitem. As aulas são suspensas, todo o tráfego de uma cidade é fechado. Nada de metrô, táxis, ônibus, todo mundo tem que ficar em casa. Fecha tudo. Tem que ter coragem pra dar uma ordem dessas. Os negócios são afetados, ninguém gosta, é impopular. Porém uma vez dada, todo mundo respeita. Ninguém discute. Graças a isso, mortes e acidentes são evitados. Ruas e estradas vazias podem ser limpas com maior velocidade. Tudo que precisa ser consertado é feito sem perigo aos cidadãos.

Eu vi Nova York sem um carro na rua. Diante da eminente tempestade Juno, ninguém pensou duas vezes. A cidade que nunca para obedeceu ao toque de recolher. Felizmente, a nevasca desviou sua rota e tudo voltou ao normal ainda pela manhã. Foi um dia lindo, nevou bastante na véspera e como as aulas foram suspensas, todo mundo foi aos parques brincar na neve limpinha e fresca. Terça-feira com cara de feriado!

Neve dá trabalho, muitas vezes prejuízo. Por trás da sua brancura o perigo fica escondido. Precisa de muita responsabilidade pra cuidar de uma cidade que vive sob a neve em períodos longos, às vezes meses. Precisa de cuidado constante, manutenção, equipamentos, pessoal capacitado.
Fico imaginando que não é à toa que o Brasil fica nos trópicos!

Leia mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *