Curtas. Ed. 166

Em nome do Pai, do Filho, do Marx, amém!

Em viagem à Bolívia, o Papa Francisco recebeu das mãos do presidente Evo Morales um contraditório presente, um crucifixo feito em madeira com o símbolo do comunismo, a cruz simbolizava um martelo, onde ironicamente Cristo está pregado, e passando por baixo dos pés de Jesus uma foice. O comunismo surgiu na história negando, entre outras coisas, o cristianismo.

(Foto: Reprodução/brasilpost.com.br)

 

 

parana

 

 

Pátria Educadora?

Se não bastassem os cortes na educação que contradizem o slogan do atual governo, o Brasil com suas universidades faz feio entre os Brics. Saiu novo ranking divulgado pela empresa britânica QS. Entre as dez melhores temos somente a USP que perdeu duas posições e agora ocupa o nono lugar. A segunda universidade brasileira melhor colocada é a UNICAMP que desceu três degraus e ocupa 12ª posição. Os chineses entenderam onde o dinheiro deve ser investido, pois do top 10 sete lugares são seus, incluindo os três primeiros.

 

O enfermo 11,1%

Roberto Requião responde a uma ação civil de improbidade administrativa. O Ministério Público quer saber por qual motivo o senador não aplicou devidamente recursos que deveriam ir para a saúde quando era governador entre 2003 e 2007. Os relatórios do Departamento Nacional de Auditoria do SUS desdizem os 11,1% que Requião disse ter destinado. A exigência era que 10% da receita fosse encaminhada para a saúde, mas apenas 7,36% chegaram aonde deveriam.

 

Dobrou

Desde a criação do Estatuto da Criança e do Adolescente em 1990 até 2013 o número de jovens mortos até 19 anos dobrou no país. Eram cinco mil assassinatos por ano e agora contabilizamos 10,5 mil, isso dá uma média de 28 por dia. O Brasil é o segundo país que mais mata, perde apenas para a Nigéria. Os jovens são em sua maioria pobres, negros e homens. Os dados são do relatório da Unicef.

 

Inovadores

Lista com as 100 empresas mais inovadoras do país, divulgada pelo jornal Valor Econômico, tem três paranaenses. A melhor colocada é o Grupo Boticário, em sexto lugar. Depois aparecem GVT, na 85ª posição; e a Copel, na 94ª. Recentemente a Companhia de Energia Elétrica do Paraná lançou os projetos “Lar Eficiente”, que oferece um desconto de 45% na troca da geladeira velha por uma nova, e “Fatura Solidária”, que estimula a adesão à conta de luz por e-mail para diminuir a emissão de papel, para cada fatura uma Apae receberá R$ 1 da empresa.

 

Menos HIV

A meta estabelecida para 2015 em levar tratamento a 15 milhões de pessoas com Aids no mundo foi conquistada antes do tempo, a ONU comemora, além disso o número de pessoas infectadas pelo HIV diminuiu, o Brasil caminha na contramão e o número aumentou. No entanto, especialistas dizem que o número de 15 milhões é enganoso, pois isso não quer dizer que as pessoas cumpriram todas as fases do tratamento, muitos entram mas não permanecem e morrem precocemente. Agora a ONU se propõe a erradicar a Aids no mundo até 2030.

 

Luto

Jornalista e ex-superintendente de comunicação social da Itaipu Binacional (1995-2005), Hélio Teixeira morreu no final do mês passado devido a complicações causadas pela pneumonia. Nascido em Palmeira, formou-se em jornalismo pela UFPR, na capital. Entre outras coisas, foi responsável pelo Complexo Turístico Itaipu, em Foz do Iguaçu, diretor de redação da revista Veja em Curitiba e no Rio de Janeiro e editor do Jornal do Brasil. Terminou a vida na assessoria de imprensa da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep).

 

 

Deixe uma resposta