Cultura
03.09.2015
03.09.2015
03.09.2015
03.09.2015
03.09.2015
03.09.15
A Pequena Loja de Suicídios
por Jonas Mamoré
Foto: Reprodução/site filmosaure.com

A classificação do filme diz “comédia”, contudo cabe somente para quem sabe rir da morte. A Pequena Loja de Suicídios é a primeira animação do diretor francês Patrice Leconte, que contabiliza mais de 30 longas em sua jornada como cineasta. Ele disse que “Para alguém em fim de carreira, a animação é perfeita. Sem encheção de saco, os atores sabem o texto de cor, não existem problemas com o clima, é ótimo”, além disso, há cenas que só foram possíveis por ser uma animação.
O enredo é pesado, se passa numa cidade obscurecida pela tristeza e pela falta de vontade de viver, logo o comércio mais lucrativo é uma loja que vende artigos para quem quer se suicidar. O problema começa quando a dona da boutique dá à luz um filho diferente, ou seja, alegre e sorridente, otimista e de bem com a vida.
A produção franco-belga de 2012 é uma adaptação do livro homônimo de Jean Teulé, publicado em 2007. Muitas vezes ácida e irônica, a película é repleta de críticas, algumas mais escancaradas, outras subentendidas. Talvez a principal seja a sociedade enferma que vivemos, sem perspectivas. Mas, a crise econômica (em 2012 a França ainda estava abalada pela catástrofe de 2008), o papel do Estado, o consumo do cigarro, nada escapa.
Quando o filme termina fica uma sensação estranha, angustiante. Mesmo assim é possível rir, mas para isso precisamos encarar as coisas como disse algum filósofo pré-socrático que agora não me recordo o nome: a morte não faz parte da vida, pois quando a morte está, a vida não está.


Tags:



TAMBÉM NOS ENCONTRAMOS AQUI: