Ivan Rodriguez em Berlim

ensaio-171
Auto_retrato.Curitiba.2003

Ivan Rodrigues

 

Ivan Rodriguez percorreu com talento e competência a arte da fotografia. Em 1978 começou como fotógrafo autoral. Quatro anos depois dedicou-se à publicidade e à moda a trabalhar para agências do Paraná e do Brasil. De Curitiba foi a Portugal, em 1988, onde conquistou um lugar no mercado lisboeta atendendo as principais agências. Para a revista Elle Portugal fotografou moda e alimentos. Voltou para Curitiba em 1992 onde abriu seu estúdio Photomakers e começou a fotografar para as agências e clientes locais.
Mesmo sendo exigido pelo mercado publicitário Ivan nunca se descuidou de seu trabalho autoral. Participou de várias exposições individuais e coletivas em Curitiba e Lisboa. Tem trabalhos publicados na forma de postais, catálogos, livros. Recebeu prêmios em alguns concursos.
A Ideias publicou em seu número 109, no Ensaio Fotográfico, um trabalho do Ivan a que dei o título “Um olho que se move”. Ali o próprio fotógrafo fez a escolha das fotos e a ordem de entrada nas páginas. Para este número escolhi algumas fotografias que fez em 1989, em Berlim, quando da falência da Alemanha Oriental e a queda do muro.
Travei conhecimento com Ivan e seu trabalho quando voltei de Portugal. Ele era, então, o diretor regional no Paraná da Abrafoto. Promoveu o 1º Encontro de Fotógrafos e Duplas de Criação com o tema “Água, Fonte da Vida”. Os fotógrafos associados escolhiam uma agência e uma dupla de criação para fazer o trabalho. Ele escolheu a Heads e eu a Bronx. Participaram dezenove profissionais. Daí resultou uma mostra na sala de exposições do restaurante Beto Batata e um pequeno livro no tamanho de um postal onde cada postal poderia ser destacado. Trabalhamos na mesma área da fotografia, a da publicidade. Foi um concorrente leal, sério e muito competente. Devo-lhe inúmeras gentilezas.
Ivan nasceu em São Joaquim, Santa Catarina, em 1957. Morreu ano passado a lutar bravamente contra um câncer. Deixou sua mulher Rejane e três filhos.
Deixou mais: um trabalho autoral com fotos que atestam o seu talento, sua sensibilidade e seu amor pela arte da fotografia.

 

6)_Berlim32

 

 

(10)_Berlim36

 

 

(9)_Berlim18

 

 

(8)_Berlim12

 

 

(7)_Berlim37

 

 

(5)_Berlim11

 

 

(4)_Berlim19

 

 

(3)_Berlim20

 

 

(2)_Berlim9

 

 

(1)_Berlim3

 

 

Leia mais

4 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *