Grandes nomes

ilana-177

Tem tanta gente que eu admiro, tanta gente em quem eu me espelho, que me inspira. São homens e mulheres que por seu peso, sua história, suas lutas e suas glórias deixaram um rastro de luz. Suas estaturas são enormes. São monstros sagrados, ídolos, gente da melhor qualidade.

Sem falar nas pessoas óbvias e mortas, as pessoas a quem eu admiro, geralmente são de uma geração ou mais acima da minha.

Tenho uma lista de jornalistas que me impressionam, artistas que me deslumbraram, cantores que me encantaram, escritores que me emocionaram e personalidades que me fizeram refletir sobre mim e o meu mundo e até políticos que me surpreenderam. Todos estão morrendo. E a pergunta é: o que fez essa geração que hoje tem seus 70 anos tão especial? Foram os tempos em que viveram, foi a educação que receberam? Porque temos tantos grandes homens e mulheres nessa turma e quando olhamos ao nosso redor nos parece que estamos ficando cada vez mais pobres em material humano de bom quilate.

Obviamente temos gente interessante, mas gente que mudou o mundo, gente que transformou toda uma sociedade, quantos candidatos a esse posto vemos na nossa era? Será que é preciso distância no tempo para perceber um gênio?

Desafios o nosso tempo tem de sobra, talvez até mais do que antes. Facilidade também temos a mais, novas tecnologias, novos caminhos. O que falta pra gente perceber os grandes?

Talvez pela contemporaneidade nos seja difícil reconhecer quem está ao nosso lado. Mas o que mais me intriga é que eu já tenho uma idade em que a genialidade dos meus pares já devia ter aflorado e se destacado há muito. Afinal, não estamos mais na casa dos 20 anos.
Quem é o grande novo escritor brasileiro? O novo compositor? Quem é o político que vai nos tirar desse atoleiro? Quem é que vai inspirar os meus filhos? Quem vai achar a cura do câncer? Quem é o mago da economia? Quem é a pessoa de moral a ser seguida?
Minha geração está em débito com a sociedade. Minha geração precisa se esforçar mais, lutar mais, criar mais. Minha geração precisa fazer algo para pontuar os livros de história. Minha geração precisa finalmente crescer.

Leia mais

Deixe uma resposta