Cinema. Ed. 179

amor-2

Amor e inocência (2007)

amor-1

Um filme de Julian Jarrold com um elenco pronto e atual formado por Anne Hathaway, James McAvoy e James Cromwell conta a história curta e impressionante de uma das maiores escritoras inglesas, Jane Austen. Para quem gosta de suas obras vai identificar o romance Orgulho e Preconceito nesse filme autobiográfico, que basicamente é a história da sua vida com um final feliz. Austen, apaixonada pela ironia na literatura, foi aceita e publicou livros em vida diante da primeira aparência ser conservadora e condizente com a sua realidade. Enganaram-se. Hoje, com os estudos e pesquisas feitos sobre sua obra e cartas, percebe-se quão original e revolucionária foi Jane Austen, tanto para a história da literatura feminina quanto para a história das mulheres. Sempre grande, permanece viva para seus leitores mesmo mais de dois séculos de sua morte.

Último Tango em Paris (1972)

ultimo-tango-1

Das ideias eróticas de Bertolucci nasceu Último Tango em Paris. Romance dramático e sensual, estrelado por Marlon Brando e, pela então desconhecida, Maria Schneider. Franco-italiano de 1972, o filme conta a história de Paul que ao viver o luto do suicídio de sua esposa, encontra nas ruas de Paris a bela Jeannie. Ao se encontrarem num hotel pronto para alugar, os dois passam a se envolver nesse pequeno espaço e despertam uma intensa relação sem ao menos trocarem os nomes. Causando uma busca incessante da personagem de Schneider e um amor rígido de Brando. Quando ele enfim parece superar a morte da esposa e resolve se entregar a jovem Jeannie, a levando a um tango para declarar seu amor, a jovem mostra-se desinteressada e resolve romper. Paul a segue, insistentemente e chega a seu fim trágico. Os dois sentem como nunca, o fim e o recomeço.

Um Corpo Que Cai (1958)

um-corpo-1

O filme estadunidense, dirigido e produzido por Alfred Hitchcock, foi baseado no romance de 1954, Dentre os Mortos de Boileau-Narcejac e adaptado para roteiro por Alec Coppel e Samuel A. Taylor.
Um detetive aposentado (James Stewart), morador de São Francisco, é chamado por um velho amigo para voltar às atividades. Pediu para John seguir sua esposa, Madeleine Elster (Kim Novak). Ao aceitar o trabalho, John passa a viver confusas situações com a mulher do parceiro, que sempre o leva a lugares altos, sendo a altura o maior medo do personagem. Quando ele começa a defender que Madeleine tem tendências suicidas acontece o inesperado. Sempre esperado nos clássicos de Hitchcock.

Julieta (2016)

julieta-1

O último filme de Pedro Almodóvar, lançado no último mês de julho, causou opiniões bem diversas na crítica. Uns o acharam sensível e bastante atento às complexidades do ser humano. Outros disseram faltar à emoção do diretor, aquela sempre presente em suas filmagens.
Julieta é uma adaptação de três contos da escritora canadense Alice Munro. Trata da vida de uma mulher de meia idade (Emma Suárez) que vive em Madri e está prestes a mudar para Portugal com o namorado (Darío Grandinetti). Quando tudo já está certo para a mudança, Julieta passa a visitar um passado cheio de incertezas e lamentações. Doze anos sem falar com a filha tomam um peso desproporcional, fazendo a protagonista viver aquela memória outra vez. Também questiona os caminhos que pegou e que fizeram deixar tantas coisas para trás.

Leia mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *