Nas ondas da Internet

erudita-abre

Em 1999 Valdir Lopes Figueiredo colocou no ar, pela Rádio UNESP FM de Bauru o programa “A música no tempo, uma história da arte dos sons”. Valdir já era aposentado quando iniciou a atividade. O currículo é extenso: estudou música na Escola Livre de Música, jornalismo na Cásper Líbero e medicina na UNIFESP, onde se especializou na psiquiatria. A coleção de audições, mais de 15 mil discos de vinil, 6 mil CDs, 300 fitas cassete e mais de mil livros sobre música, grande maioria erudita, se formou durante a vida.

O programa de rádio passou a ser transmitido em Brasília e em Montes Claros, mas não era suficiente para compartilhar o rico acervo e para alcançar os ouvintes espalhados pelo mundo. Assim, ele criou a www.radioclassica.com.br, que transmite 24 horas por dia música erudita desde a Idade Média até o Século XX. As exceções acontecem em pequena escala: a cada duas horas há artigos sobre arte, ciência e literatura e, além de uma pequena porcentagem (em torno de 20%) dedicada à música popular: jazz e MPB.

A estação não é um playlist randômico. Figueiredo fez grade de programação bem definida, com dedicação exclusiva a manifestações pontuais: camerística, sinfônica, concertos instrumentais, vocais etc. e também por períodos: Renascença, Barroco, Classicismo e por aí vai.

www.radioclassica.com.br não esgota assuntos e não tem conteúdo didático para quem quer saber um pouco mais sobre o que está ouvindo, mas é uma porta de entrada interessante para aventuras e despertar de informações novas aos que buscam ampliar conhecimento.erudita-valdir

Leia mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *