Cinema. Ed. 189

cinema-0-abre

Week-end à francesa (1967)

cinema_godard-capaJean-Luc Godard critica a sociedade de consumo. É o filme que abre caminho para o estilo mais politizado e desconstrutivista das suas obras posteriores, justamente o que fez Pauline Kael, a polêmica crítica de cinema da New Yorker, deixar de gostar de seus filmes. “Quanto mais marxistas tornaram seus filmes, mais chatos ficaram”, disse certa vez. Em outra entrevista ela afirmou: “Godard representou a grande virada do cinema nos anos 60. Emocionei-me enormemente com quase todos os seus filmes até ‘Week-end’”. O enredo, adaptado de Julio Cortázar, conta a história de um casal ambicioso e inescrupuloso que planeja uma viagem ao interior da França, na tentativa de conseguir uma herança. No meio do caminho, encontra estradas completamente engarrafadas, acidentes automobilísticos graves, personagens de histórias infantis e guerrilheiros.
cinema_godard-filme

Moonlight: sob a luz do luar (2016)

cinema_moonlight-capaMoonlight é um drama estadunidense dirigido por Barry Jenkins e roteiro de Tarrel Alvin McCraney. Baseado numa peça inédita, a produção teve como protagonista Trevante Rhodes, que interpretou Chiron, um jovem negro e pobre da periferia de Miami. O filme retrata três períodos de sua vida, da infância e adolescência, destacando assuntos como o bullying e a homofobia, e o estágio adulto, onde Chiron encontra-se mais fortalecido e mais confiante, quando se torna traficante. Com cenas fortes de violência física e psicológica, o filme possui um elenco só de pessoas negras, sendo o primeiro a fazer isso e também a discutir com tanta evidência os preconceitos com as pessoas LGBTI. Moonlight ganhou como melhor filme do Globo de Ouro e como Melhor Roteiro Adaptado no Oscar.

cinema_moonlight-filme

Up – Altas Aventuras (2009)

cinema_up-capaUp é o décimo longa da Pixar e o segundo do diretor Pete Docter (o primeiro foi Monstros S/A). O enredo conta as aventuras que Sr. Fredericksen, um idoso viúvo enfrenta ao conhecer Russel (um garoto escoteiro amante da natureza com seu sonho de protegê-la), Muntz (o explorador difamado buscando restabelecer sua reputação), Kevin (a ave tropical) e Dug (um golden retriever falante). Up segue aquela levada desenvolvida pela Pixar ao criar filmes para toda a família, não apenas para crianças. O filme foi indicado em cinco categorias e levando duas: “Melhor filme de animação” e “Melhor trilha-sonora”.

cinema_up-filme

A Origem (2010)

cinema_a-origem-capaDirigido por Christopher Nolan e estrelado por Leonardo DiCaprio (Cobb), A Origem trabalha com o inconsciente durante o sono. Quando o filme termina a dúvida se o instante presente é real ou não paira no ar. O enredo: Cobb não pode voltar para os Estados Unidos, pois é acusado de assassinato. Aflito, pois está sem ver seus filhos, aceita uma proposta para entrar no inconsciente de um herdeiro de um império econômico e convencê-lo a desmembrá-lo. Para tanto, conta com a ajuda de outras duas pessoas. A grande sacada do filme é a ideia de que podemos estar vivendo um sonho, dentro de um sonho, dentro de um sonho... ad aeternum.

cinema_a-origem-filme

Leia mais

Deixe uma resposta