Doutor Armando

gf_armando

Gente rara. Em que se encontra o elemento verdadeiramente humano da confraternização. Da maior importância na química dos sentimentos. Em Armando de Souza Santana Junior, o doutor Armando, tudo se combina com a razão, a imaginação, a percepção, o talento. Advogado de reconhecida competência, as leis e o assoalho dos fóruns estão a nos roubar um talentoso escritor, o que se vê em suas crônicas publicadas aqui na revista Ideias.
Como advogado especializado em Direito do Trabalho, é de pouca conciliação. Enfrenta os desafios, que em sua área sempre são pungentes, com firmeza e argumentos construídos pelo estudo minucioso de cada caso. Não é inflexível. Mas, como dizem os colegas, é duro na queda. Não se entrega. Não tergiversa. No doutor Armando, as qualidades de inteligência fazem corpo com probidade e honestidade que estão impressos em seu trabalho.
Como escritor, Armando Santana nos deve o romance esperado, o testemunho de seu tempo e de sua caminhada. Há promessa, para os anos da aposentadoria que nunca chegam e que é difícil acreditar que virão, tal a sua dedicação à advocacia.
Mas vale a pena esperar. Dono de um texto enxuto, saboroso, ele deixa em suas crônicas outra marca, a do intelectual que extrapola as necessidades do trabalho e viaja na melhor literatura, no melhor cinema, no mundo das artes que, desconfio, é o verdadeiro universo do doutor Armando.

Foto: Marcelo Elias

Leia mais

Deixe uma resposta