Ausência e Presença – Walter Thoms

dico00_abre

Uma pequena fotografia de seu avô no formato 3×4, um retrato para documento, deu início à ideia. Por um descuido a foto caiu dentro d’água e foi posta para ser secada ao sol. Mas o estrago estava feito. A água danificou a emulsão em grande parte, porém um pedaço do rosto, destacando os olhos, foi preservado. O olhar sereno, confiante, do avô já falecido encontrou o olhar do fotógrafo. E da saudade, do sentimento da ausência, os olhares encontraram uma presença. A presença da avó. Algumas coisas nascem de seus opostos. A ideia de um ensaio, do registro de seu cotidiano, das suas coisas, dos seus movimentos no apartamento, do seu modo de viver, das suas recordações, da sua presença na vida do neto superou a ausência do avô. E afirmou a presença da avó. Daí nasceu este ensaio, ainda sem nome. Nestas fotos, feitas sem o conhecimento dela, que quando percebia que estava sendo fotografada pedia para o neto parar de fotografá-la, percebe-se o cuidado com o enquadramento e o aproveitamento da luz ambiente. O tratamento de imagem foi comedido, fez somente pequenos ajustes.

Walter Thoms trocou a casa dos pais pela casa da avó há alguns anos, quando tinha 17 para 18 anos. Esta senhora, hoje com 80 anos, é quem faz papel de avó e de mãe de Walter e de seu irmão mais moço. Conheci o Walter no fim de 2009 quando ele acompanhou um trabalho que fiz para a revista do Prêmio Colunistas Paraná 2009.  E a partir daí fez algumas assistências de trabalhos fotográficos para mim.

O seu amor pela arte fotográfica se desenvolveu. Pesquisou, leu, trocou ideias com outros fotógrafos, profissionais e amadores. No segundo semestre de 2014 frequentou um curso de fotografia.

Quando vi esse trabalho fiquei com a impressão de que Walter tem uma bela caminhada pela frente. Penso que seu interesse tanto na arte fotográfica quanto ao mundo que o cerca o fará produzir mais trabalhos sensíveis como esse que agora publicamos. Este moço em começo de carreira alia paciência, observação, cuidado e amor naquilo que faz. E espero sua presença ativa e criativa em futuros trabalhos cuidadosos e belos como este.

dico01_Avô

dico11_5333 dico10_2415 dico08_1598 dico09_8250 dico07_1540 dico05_1616 dico06_1771 dico04_1079 dico03_1077 dico02_8900

Leia mais

Deixe uma resposta