Elvo Benito Damo – Chão e sonho

marianna

Elvo Benito Damo faz arte no dia a dia. Tem visão pragmática, livre e justa sobre o ofício: “é um trabalho como qualquer outro”, sentencia. Leva isso ao pé da letra, pois é orientador no Ateliê Livre de Escultura da Fundação Cultural de Curitiba há 40 anos.

Suas obras são ligadas à vida, à natureza, aos animais. Seu universo é permeado de poesia, gravuras, música – todas as expressões da arte. Trabalha todos os dias e não tem métodos ou prazos. “Não sei quanto tempo levo para finalizar uma obra. Tem algumas que nunca terminei – e não sei se vou”, afirma com precisão.

Diz que para ser artista, como em qualquer outra profissão, a principal característica é acreditar no que faz. Prova disso é olhar o ateliê do artista, com inúmeras peças criadas por ele, com sua marca, sua identidade, sua história. Elvo diz e faz o que pensa, acredita.

Em 2014, trabalhou na equipe de restauração da obra “Luar do Sertão” de João Turin (1878-1949), que fica na rotatória no final da Avenida Cândido de Abreu, próxima ao Palácio 29 de Março. Na exposição de “João Turin – Vida, Obra, Arte” realizada no Museu Oscar Niemeyer neste mesmo ano, Elvo comandou a equipe que executou a fundição de alguns bronzes, inclusive a recriação da “Pietá”, feita por Turin em 1917 para a Igreja de Saint Martin, na França. A escultura permaneceu intacta após a igreja ser bombardeada na Segunda Guerra Mundial e assim foi tirado um molde da obra e realizada uma nova fundição.

Premiado diversas vezes em salões de arte nacionais e internacionais, Elvo foi representante brasileiro no V Salão Internacional da Pequena Escultura em Budapeste (Hungria), onde recebeu diploma de honra pelo conjunto das obras, além de representante brasileiro na 2° Bienal Internacional de Óbidos em Portugal/ Escultura Contemporânea.

Ressalta que a arte deveria ser ensinada nas escolas para que as crianças saibam a sua importância e seu papel transformador na comunidade, compreendam a sua força e seu porquê. Atualmente trabalha em uma nova escultura em madeira e quadros em relevo para a parede. Elvo faz da lida arte, da arte trabalho, do trabalho chão e sonho.

Foto: Heloisa Giradi

Leia mais

Deixe uma resposta