O Retiro Espiritual de Nicholas Arand

dico-00-abre

dico-01

Nicholas Arand é um engenheiro curitibano que mora e trabalha na França. Publicou em 2016 o livro “Retiro Espiritual – bicicleta e vinhos ao longo do Vale do Loire”. Conta com uma introdução, prefácios (no plural), um diário de sua viagem e muitas fotos. Na introdução ele conta o que o livro não é: não é um guia de viagem, não é um guia fotográfico, não é um livro sobre ciclismo, não é um guia de vinhos da região do Loire, não é um livro de auto ajuda. Aqui damos a palavra ao viajante: “Apesar de ser exatamente o que eu buscava nessa aventura, auto ajudar-me, não procuro dar conselhos mágicos sobre como qualquer um pode atingir objetivos pessoais ou profissionais, com meias verdades ou obviedades fantasiadas de filosofias vazias e frases de efeito sem conteúdo.”
dico-02Por sete dias pedalou na sua bicicleta, conhecida como Geneviève, os 700 quilômetros que separam Nevers (perto de Cuffy) até Nantes e Saint-Brevin-les-Pins. Este circuito, chamado “Loire a Vélo”, “bicicletável”, em suas palavras, começa em Cuffy e vai até o oceano. Além de todo o cuidado técnico e mecânico com a sua Geneviève, teve que quebrar a cabeça para levar uma bagagem essencial, compacta, que não tivesse um peso excessivo e lhe desse um conforto suficiente para pedalar aproximadamente 100 quilômetros por dia para cumprir o trajeto em uma semana.

O texto junto com o registro fotográfico é uma viagem ao interior da França – o Vale do Loire – e uma viagem ao interior de si mesmo na medida em que nomeia seu livro de “Retiro Espiritual”.

Das inúmeras fotos que aparecem nas 82 páginas do livro pedi que Nick, como é conhecido, fizesse uma seleção. Das enviadas escolhi as que aparecem neste Ensaio Fotográfico. É o registro de um momento de reflexão, numa determinada altura de sua vida. É um belo livro com belas fotos e interessante texto. Na parte de trás da sobrecapa do livro, junto com uma foto em P&B há um comentário do autor: “Uma longa viagem de bicicleta sós é como fazer Yoga: exercícios de respiração, silêncio por um grande intervalo de tempo, em posições desconfortáveis.”

dico-12 dico-13 dico-11 dico-10 dico-08 dico-09 dico-07 dico-06 dico-04 dico-05 dico-03

Leia mais

Deixe uma resposta