SJP em ritmo de obras

sjp_0_abre

São José de Pinhais avança ao manter, ampliar e melhorar os serviços públicos com qualidade, buscar investimentos e planejar o futuro de uma das principais cidades da RMC

O prefeito de São José dos Pinhais Toninho Fenelon, ao assumir o comando de São José dos Pinhais, em janeiro de 2017, sabia que tinha pela frente um desafio ainda maior do que a maioria dos prefeitos do Paraná: administrar uma cidade que pela primeira vez em 25 anos registrou queda na arrecadação. “Estou na política há mais de 20 anos, tendo sido por duas vezes vereador e por duas vezes prefeito. Estes últimos 20 anos foram anos de crescimento econômico nunca antes vistos, marcados com a chegada das montadoras e muitos investimentos, época em que o município passou a ser nacionalmente conhecido como terceiro polo automotivo e a segunda economia do Paraná”, relembra o prefeito Toninho Fenelon.

Com a crise nacional, que se agravou em 2017, São José dos Pinhais foi um dos municípios que mais sentiu a crise, justamente por causa da queda nas vendas no setor automotivo. O que exigiu a tomada de medidas imediatas para que o município não tivesse suas contas prejudicadas e continuasse a oferecer serviços de qualidade, podendo continuar a se desenvolver.

“Nos primeiros meses de gestão fomos até as unidades de saúde, fomos até os bairros, realizamos 19 audiências públicas para ouvir a população, saber onde esperam que os recursos da Prefeitura sejam investidos. Fizemos isso para elaborar o orçamento de 2018 e também para já tomar as medidas possíveis se serem realizadas em 2017 com base na vontade da população”.

SAÚDE
De acordo com o prefeito Toninho Fenelon a Saúde foi elencada como prioridade na gestão tendo em vista que, além do crescimento natural da população, devido a crise a procura pelos serviços cresceu fazendo aumentar a necessidade de investimentos. “Nem todas as medidas tomadas de imediato agradaram, mas foram necessárias para a manutenção dos serviços e para a reestruturação da saúde”, disse.
sjp_maternidade
“Tínhamos duas Upas cujos atendimentos em 90% casos não eram de urgência e emergência e por outro lado não tínhamos médicos o suficiente nas unidades de saúde. Promovemos um concurso público para contratar mais profissionais, entre eles médicos e com isso realizar mais atendimentos na atenção básica. Através do Consórcio Metropolitano de Saúde do Paraná, o Comesp, vamos inaugurar um centro de especialidades médicas em 2018 – ano que pretendemos construir mais três unidades novas de saúde”, explicou o prefeito.

Em setembro, o Comesp, Secretaria Estadual de Saúde e a prefeitura firmaram acordo para a implantação do Centro de Especialidades do Paraná, o primeiro da região metropolitana de Curitiba, em São José dos Pinhais. O serviço será inicialmente oferecido aos usuários do serviço público de saúde dos 25 municípios que fazem parte do Comesp. “A a implantação do centro de especialidade é uma grande conquista, pois vai atender 100% das demandas de exames e consultas especializadas”, disse Toninho Fenelon.

O Estado destinará R$ 800 mil para compra de equipamentos e mobiliário e também fará o repasse de R$ 500 mil por mês para auxiliar na manutenção do CEP. A unidade de São José dos Pinhais será a primeira da região a adotar os modelos de atendimento preconizados pela Secretaria Estadual da Saúde. A intenção é que o paciente tenha acesso a consultas, exames e tratamento especializado em um único local, com atendimento multiprofissional.

Além da inauguração do CEP, sete unidades básicas de saúde passarão a atender a população com horário estendido, diminuindo substancialmente a demanda de atendimento na UPA Afonso Pena. “O atendimento à saúde não é a UPA, mas a alta demanda de consultas na atenção primária. Por isso, estamos reestruturando todo o sistema. Com a finalização do concurso público, chamaremos mais 41 médicos para suprimir a demanda nas unidades básicas de saúde”, disse.

CIDADE LIMPA
São José dos Pinhais é um dos municípios com mais de 250 mil habitantes com melhor trabalho de limpeza urbana do Brasil – prova disso é o resultado de uma pesquisa realizada pelo Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana (Selur) que resultou no Índice de Sustentabilidade de Limpeza Urbana (Islu), que apontou São José dos Pinhais como o segundo melhor do Paraná e sexto melhor do Brasil ficando atrás apenas de Maringá, Niterói, Santos, Rio de Janeiro e Caxias do Sul.
sjp_pref
Os dois fatores principais que contribuíram para a pontuação foram a destinação correta dos resíduos sólidos para o aterro sanitário e também a triagem do material reciclável coletado no município realizada pelas quatro associações de catadores – um resultado da somatória do trabalho da administração municipal com a participação da população.

CIDADE ATIVA
Pensar em saúde é também pensar em prevenção, por isso já em 2017 a Prefeitura de São José dos Pinhais lançou o Programa Cidade Ativa – Cidade Saudável, que tem como objetivo promover as atividades esportivas entre a população do município, aumentando o número de adeptos em todas as modalidades oferecidas.
São perto de 100 opções pela cidade de equipamentos para a prática esportiva, de academias ao ar livre a pistas de caminhada e centros de esporte e lazer.

A Prefeitura de São José dos Pinhais oferece de forma gratuita aula em diversas modalidades esportiva a partir dos seis anos, do futebol às artes marciais. Também conta com centros de excelência para a Ginástica Artística, Boxe, Tênis de Mesa, Canoagem e Paracanoagem, Xadrez.
sjp_parque
Também de forma gratuita a Prefeitura investe na cultura e promove cursos gratuitos para a comunidade de teatro, artes visuais, dança e música – a Usina da Música é um complexo que conta com um teatro e também salas de aula que oferecem aulas de música de instrumentos de sopro, percussão e cordas.

MERCADO DE TRABALHO
Uma das maneiras de reaquecer a economia é promover a inclusão dos trabalhadores no mercado de trabalho e também incentivar a atividade dos micro empreendedores.
“Temos promovido encontros com os empresários e ouvido suas necessidades, em contra partida oferecemos os serviços gratuitos da Agência do Trabalhador que realiza o recrutamento e a colocação dos trabalhadores de acordo com a exigência da vaga”. No mês de agosto São José dos Pinhais foi município da Região Metropolitana que mais contratou e ficou em quarto no ranking do Paraná, atrás apenas de municípios que tiveram as vagas impulsionadas pelo agronegócio.

Outro trabalho que vem sendo desenvolvido é na Sala do Empreendedor, responsável pelo atendimento aos micro empreendedores individuais – um atendimento que tem batido recordes em 2017. Em setembro foram 1.572 atendimentos na Sala do Empreendedor, em comparação a setembro de 2016, quando houve 331 atendimentos, obteve um aumento de 171% nas ações oferecidas aos MEIs.

DESENVOLVIMENTO
Buscando atrair mais investidores, em 2017 foi lançado um importante programa municipal que visa o desenvolvimento da cidade por meio de ações a curto, médio e longo prazo, que venham garantir sustentabilidade e desenvolvimento equilibrado. “Erros de planejamento custam muito caro à sociedade, por isso é importante o planejamento estratégico, que aliado às diversas formas de organização da sociedade, constrói um orçamento participativo e eficiente”, explica Toninho Fenelon.

De acordo com o prefeito, estudos preliminares demonstraram que o município gera muitos recursos que não estão ficando na cidade, por isso o projeto pretende fomentar o desenvolvimento econômico de longo prazo de maneira sustentável, contando com a participação da sociedade civil junto à Prefeitura em prol de um único objetivo: desenvolver São José dos Pinhais nos próximos anos.
sjp_paco
Além disso a Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo está desenvolvendo o Programa Municipal de Atração de Investimentos (PMAI), que tem como objetivo identificar os potenciais econômicos de São José dos Pinhais, a fim de direcionar aos polos econômicos tais investimentos. “O PMAI é executado através de convênio firmado com o Governo do Estado e com ele esperamos atrair novos investimentos para São José dos Pinhais. O trabalho se dá em parceria com a Agência Paraná de Desenvolvimento, que atende as empresas e investidores que precisam destas informações. O Programa também visa captar investidores”, explicou o prefeito.

São José dos Pinhais também assinou convênio de cooperação, que tem por objetivo formalizar a cooperação técnica entre os 29 municípios da região metropolitana de Curitiba para promover a integração da organização do planejamento e das funções públicas de interesse comum. Em pauta também questões como o Armazém da Família e Programa Compra Metrópole, este integra o Programa Estadual Compra Paraná que objetiva o fortalecimento de um ambiente favorável ao desenvolvimento econômico e social dos municípios que compõem a RMC, com base nas compras governamentais e públicas.

OBRAS
Mesmo com menos recursos municipais, os investimentos em infraestrutura não pararam. Os bairros estão recebendo obras de infraestrutura e pavimentação. Com recursos municipais, a cidade ganhou a Trincheira da Alameda Arpo, uma importante via de ligação entre duas regiões que está trazendo mais mobilidade para a população.
“Com o apoio do Governo Estadual estamos realizando obras importantes que integram ainda mais São José dos Pinhais aos municípios da região metropolitana, como a pavimentação da estrada que liga São José dos Pinhais a Fazenda Rio Grande”, explicou o prefeito.
sjp_policia
Depois da duplicação da Avenida Rui Barbosa, no sentido Colônia Rio Grande, agora será a vez de entregar nos próximos meses a pavimentação asfáltica da Estrada do Agaraú, ligando São José dos Pinhais à Fazenda Rio Grande e que está com mais de 60% das obras concluídas. Esta pavimentação deverá estar concluída ainda este ano.

A pavimentação tem de 4,4 quilômetros e vai contar com calçadas, rampas de acessibilidade e ciclovia. Os recursos somam R$ 5,5 milhões e são financiados pelo BRDE com uma contrapartida do Município na ordem de R$ 554,4 mil. “A Estrada do Agaraú compõe uma ligação importante, não só para a comunidade local, mas principalmente por servir de ligação entre duas importantes cidades da região metropolitana e tenho certeza que essa obra vai representar mais progresso para a nossa cidade e para nossa região”, ressaltou o prefeito.

Leia mais

Deixe uma resposta