Guilherme Voitch. Ed. 206

voitch0_abre

No MON

O Museu Oscar Niemeyer (MON) traz a mostra “Diáfano ‒ Reflexos, transparências e opacidade na obra de Carlos Fajardo”. A exposição, aberta no último dia 22 de novembro, comemora os 16 anos do museu. A mostra faz parte de um amplo projeto de exposições e pesquisa sobre a obra de Carlos Fajardo que apresentam, sobretudo, a produção mais recente do artista plástico paulistano. A mostra fica em cartaz até 28 de abril de 2019. A visitação pode ser feita de terça a domingo, das 10h às 18h.

 

 

 

Patrocínio

A Universidade Positivo vai patrocinar o Cianorte Futebol Clube na temporada de 2019. O novo centro de treinamento do clube do Noroeste será inaugurado no dia 26 de novembro com o nome CT Universidade Positivo. Com 30 mil metros quadrados que comportam dois campos com gramados de primeiro mundo, irrigação automática, fertilização, quadra de areia, dois vestiários, sala de imprensa, academia e área específica para treinamentos de goleiros, o novo CT tem tudo para se tornar referência no futebol do Estado.

 

 

 

Em Cannes

A curitibana Asteroide foi a produtora escolhida para criar um filme em realidade virtual para a edição 2019 do Festival Internacional de Criatividade de Cannes.

O vídeo é focado na baterista francesa Morgane Taylor, que aparece tocando em diferentes pontos da cidade litorânea francesa. O festival de criatividade é a premiação mais importante da publicidade mundial. Na edição de 2017 do festival, a Asteroide viu um trabalho de sua autoria – o case “The Refugee Nation”, criado pela Ogilvy Nova York para a Anistia Internacional –, levar 18 leões (as estatuetas para cada premiação), entre eles o Grand Prix for Good, prêmio especial destinado a cases que promovam causas importantes para a sociedade.

 

 

 

Premiados

Os arquitetos curitibanos Gustavo Utrabo e Pedro Duschenes, do escritório Aleph Zero, são os autores do projeto de uma escola rural no Tocantins, vencedor do prêmio internacional do Instituto Real de Arquitetos Britânicos. O alojamento, um pavilhão arejado de madeira e alvenaria, bateu um edifício residencial em Milão, uma escola de música em Tóquio e uma universidade em Budapeste.

 

 

 

De mudança

O empresário Paulo Henrique Dalle Carbonare deixou a Secretaria de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional de Ponta Grossa para assumir a diretoria de Marketing do Madero.

 

 

 

Boas notícias para a agricultura paranaense

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) autorizou o estado do Paraná a fazer a retirada da vacinação contra a febre aftosa em novembro do ano que vem. A medida faz parte do planejamento do Ministério para que, até 2023, os 26 estados do Brasil e o Distrito Federal eliminem a vacinação, gradativamente.

O último caso da doença registrado no Brasil aconteceu em 2006, mas, atualmente, apenas Santa Catarina tem o status de livre de febre aftosa sem vacinação. Os demais estados mantêm o status de livre de febre aftosa, mas com vacinação.

Além disso, a Rússia anunciou a retomada das importações de carne suína e bovina do Brasil. Os embarques estavam suspensos desde o início de dezembro de 2017, devido à contaminação não intencional do promotor de crescimento ractopamina na formulação de rações usadas na alimentação dos animais. A legislação russa estabelece restrições ao produto.

O documento russo informa que “é possível remover as restrições impostas a todas as empresas exportadoras, levando em conta a análise das medidas adotadas pelo Brasil e as garantias fornecidas pela Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) do ministério, sobre o cumprimento das condições de produção e venda de produtos de empresas brasileiras”. Frigoríficos paranaenses estão entre os beneficiados.

 

 

 

Azul no Paraná

A Azul Linhas Aéreas iniciou a venda de bilhetes para os seus dois novos destinos no Paraná, Toledo e Pato Branco. Com tarifas a partir de R$113, os clientes de ambas as cidades terão uma opção para chegar a Curitiba.

Toledo e Pato Branco se tornarão os 101º e 102º destinos da Azul e serão inaugurados em 9 e 10 de janeiro, respectivamente. Com o início dessas operações, o Paraná passa a ser o terceiro maior estado com operações da empresa, ficando atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais. Serão 60 decolagens por dia com uma oferta de 41 mil voos assentos semanais.

 

 

 

Curtas & cortantes

  • Caso o ex-governador Beto Richa não deixe a presidência do PSDB do Paraná em breve, o partido pode ver uma debandada em massa dos seus quadros mais jovens.
  • Há quem garanta que a composição da próxima mesa executiva da Assembleia Legislativa do Paraná depende dos próximos passos do Ministério Público.
  • Não ofende: qual político paranaense é predileto do presidente eleito Jair Bolsonaro?

 

Leia mais

Deixe uma resposta