Guilherme Voitch. Ed. 207

Escritores paranaenses em coletânea

A Biblioteca Pública do Paraná lançou a coletânea O tempo visto daqui: 85 cronistas paranaenses, no último dia 13 de dezembro. O livro reúne de forma inédita mais de um século e meio de produção, e publicação, de crônicas na imprensa paranaense. Os leitores vão encontrar desde textos veiculados no jornal O Dezenove de Dezembro, primeira publicação do Estado, a nomes conhecidos do jornalismo e da literatura do Paraná, como Luiz Geraldo Mazza, Jamil Snege, Dalton Trevisan, Cristovão Tezza e o editor da Ideias, Fabio Campana.

Também há nomes poucos lembrados, como é o caso de Adriano Robine. “Essa é, para mim, uma qualidade dessa antologia, a de trazer à lembrança intelectuais de diferentes áreas e épocas que, tendo mantido colaboração em jornais e revistas, não se tornaram escritores de renome, fosse por qual motivo fosse”, explica Luís Bueno, organizador da obra.

Entre as autoras, foram selecionadas vozes com ressonância na vida cultural paranaense, como Raquel Prado, Mariana Coelho, Denise Stoklos, Helena Kolody e Liamir Santos Hauer, até outras nem tão badaladas, mas que merecem atenção, a exemplo de Cecy Cabral Gomes e Celina Silveira Cruz. Cronistas recentes, como José Carlos Fernandes, Luís Henrique Pellanda e Paulo Polzonoff Jr., também foram incluídos na antologia.

Startup finalista

A startup NextCam, desenvolvida por estudantes de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Paraná (UFPR), foi selecionada para entrar em fase avançada na HackBrasil, competição vinculada à Brazil Conference at Harvard & MIT de projetos que utilizam a tecnologia para resolução de problemas do país como saúde, educação e meio ambiente.

Os estudantes da UFPR desenvolveram uma tecnologia que identifica riscos e realiza ações preventivas em cada etapa da obra. Câmeras com indicadores realizam esse monitoramento.

Natal mais feliz

O Natal de 2018 será o melhor dos últimos quatro anos para o comércio paranaense. Segundo sondagem realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio PR), 81,7% dos paranaenses pretendem comprar presentes para comemorar a data mais influente do comércio varejista. No ano passado, a intenção de compras para o Natal era de 76,5%, em 2016 era de 75,5% e em 2015 foi de 77%.

Para o alto e avante

R$ 83,5 bilhões. Este é o faturamento que as 215 cooperativas vinculadas ao Sistema Ocepar devem atingir em 2018, o que representa um crescimento de 18,9% em relação ao montante obtido no ano passado, que foi de R$ 70,3 bilhões.

Renault 20 anos

A Renault completou 20 anos de fabricação no Brasil no último dia 4 de dezembro. A ocasião foi marcada por um evento que reuniu cerca de 7 mil pessoas no Complexo Ayrton Senna, no Paraná, incluindo colaboradores, autoridades, jornalistas, fornecedores e concessionários. Desde o início de sua produção no país, em 4 de dezembro de 1998, a Renault já fabricou mais de 3 milhões de veículos e 4 milhões de motores – 30% desse total exportados. Na foto, Luiz Fernando Pedrucci, presidente da Renault para a América Latina.

Magia da Disney no Shopping Crystal

O Shopping Crystal inaugurou, no começo de dezembro, o restaurante La Magique, um ambiente que une gastronomia francesa ao mundo encantado de Orlando. O menu conta com rodas-gigantes de batatas, sobremesas com surpresas para as crianças adivinharem os sabores dos brigadeiros e até um vulcão que sai da cozinha com o efeito de lava.

O La Magique possui ambientes arquitetônicos que mudam de cor por meio da ação de projeções mapeadas, criando interação com os clientes. Na área central do restaurante, outra atração: uma mesa de oito lugares, também com projeção mapeada, de onde o chef virtual literalmente brota.

Sob nova direção

O advogado Cássio Telles foi eleito o novo presidente da OAB-PR. Ele foi presidente da subseção da ordem em Pato Branco, onde nasceu, e conselheiro federal da entidade, ocupando a presidência da Comissão de Prerrogativas.

voitch_copeleletrovia

Primeira do Brasil

A Copel finalizou as instalações de postos de recarga que formam a maior eletrovia do Brasil, com 730 quilômetros de extensão, ligando o Porto de Paranaguá às Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu. Ao todo, são 11 eletropostos espalhados ao longo de toda a BR-277, que cruza o Estado. Será a primeira vez que uma equipe da Copel percorrerá toda a eletrovia. Os eletropostos já estão em funcionamento em Paranaguá, Curitiba, Palmeira, Fernandes Pinheiro, Prudentópolis, Candói, Laranjeiras do Sul, Ibema, Cascavel, Matelândia e Foz do Iguaçu.

Curtas & cortantes

  • No Centro Cívico, comenta-se que a eventual derrubada do salvo-conduto dado pelo ministro Gilmar Mendes na Operação Rádio Patrulha daria início a uma rodada de novas operações policiais no Paraná.
  • O prefeito Rafael Greca está muito próximo do DEM.
  • Deltan Dallagnol é candidatíssimo para ser o próximo Procurador-Geral da República.

Deixe uma resposta