Roteiro Literário – Paulo Leminski

resenha_rodrigo1_capa

Em 2017, a Biblioteca Pública do Paraná iniciou o projeto editorial de publicação da coleção Roteiro Literário, onde autores escrevem ensaios sobre a vida e a obra de escritores paranaenses. O primeiro roteiro foi sobre Jamil Snege (1939 – 2003), escrito por Miguel Sanches Neto e o segundo foi sobre Helena Kolody (1912 – 2004), sob autoria de Luísa Cristina dos Santos Fontes. Agora, o último a ser publicado, foi o título sobre Paulo Leminski (1944 – 1989), poeta, crítico literário, tradutor, compositor e professor, por Rodrigo Garcia Lopes.

Rodrigo Garcia Lopes é doutor em Letras pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e já traduziu textos de Rimbaud, Marcial, Sylvia Plath e Walt Whitman. Também é autor do romance O trovador de 2014 e do livro de poemas Experiências extraordinárias (2015). Ao se dedicar à vida e obra de Paulo Leminski, Garcia Lopes desenvolveu ensaio, crítica, análise e uma biografia afetiva com mais de 180 páginas.

Rogério Pereira, diretor da Biblioteca Púbica do Paraná, destacou que o projeto tem como objetivo a divulgação dos trabalhos de escritores paranaenses, incluindo as gerações recentes. “Há um número expressivo de vozes literárias no Paraná, muitas vezes com ressonância apenas entre escritores, estudiosos e amigos do autor. Para ampliar a difusão de nossa literatura, decidimos fazer esse projeto, que, além de analisar vida e obra, também apresenta os locais frequentados pelo homenageado”, diz Pereira.

No texto de apresentação, a escritora Luci Collin, destacou a relação entre Curitiba e Leminski, aproveitada na investigação de Garcia Lopes, onde existe uma absorção da obra do autor, “poeta maior”, pela cidade. A biografia afetiva é ilustrada por fotografias de Eduardo Macarios e Dico Kremer.

Através da iniciativa, autores ganham seu espaço de memória, onde não somente sua obra é analisada em termos acadêmicos e/ou críticos, mas sua preservação é garantida em termos de importância cultural. Paulo Leminski, um dos mais conhecidos escritores de Curitiba, constituiu uma obra vasta, entre criação literária e crítica. Organizações possíveis, como se mostra o projeto Roteiro Literário, garantem uma proximidade com todo o trabalho do autor, contexto de criação e relação biográfica. Ainda acessível ao público leitor, que pode adquirir na própria BPP.

Leia mais

Deixe uma resposta