Guilherme Voitch. Ed. 208

OAB em festa

O novo presidente da OAB Paraná, Cássio Lisandro Telles, tomou posse no último dia 17 de janeiro, em uma cerimônia que lotou o Teatro Ópera de Arame, em Curitiba. Cássio Telles assume a presidência para o triênio 2019-2021, no lugar de José Augusto Araújo de Noronha, que será conselheiro federal.

Também foram empossados os demais membros da diretoria: Marilena Indira Winter (vice-presidente), Rodrigo Sánchez Rios (secretário-geral), Christhyanne Regina Bortolotto (secretária-geral adjunta), Henrique Gaede (diretor-tesoureiro), Alexandre Salomão (diretor de Prerrogativas) e Fabiano Augusto Piazza Baracat (presidente da Caixa de Assistência dos Advogados) e ainda os conselheiros estaduais, presidentes das 48 subseções da Ordem no estado e diretores da CAA-PR.

O novo presidente mencionou o papel da advocacia na defesa da sociedade. “Somos a trincheira da resistência ao arbítrio, das tentativas de supressão dos direitos sociais e das garantias fundamentais, somos o bastião do exercício do poder sempre em nome do povo e para o povo. Estaremos vigilantes contra atos que tentem suprimir as liberdades constitucionais de ir e vir, de manifestação de opinião, de pensamento, de imprensa, de associação, de livre crença religiosa, porque não há felicidade onde não exista respeito à liberdade e à igualdade.”

voitch1_oab

Aquisição

A corretora de criptomoedas TemBTC, com sede no Rio de Janeiro, foi adquirida pelo Grupo Bitcoin Banco, dono da NegocieCoins, maior exchange em volume negociado do país, e de mais 11 empresas. Controlado pela CLO Financeira, o grupo vai investir para que a corretora carioca se torne a segunda maior corretora do país.

Com sede em Curitiba, o Grupo Bitcoin Banco é um dos primeiros da América Latina a atuar com investimentos e negócios relacionados às criptomoedas.

Figurinhas

O escritor curitibano Heriberto Ivan Machado está lançando mais dois álbuns de figurinhas da Copa do Mundo. Agora estão à venda as edições de 1954 e 1958. Cada obra tem 40 páginas, com todos os jogadores da competição. O número de figurinhas coloridas varia de 263 a 384, conforme a quantidade de jogadores em cada torneio.

Universidade na fábrica

A UniAmérica Campus Nutrimental – em construção na planta da fábrica da Nutrimenal , em São José dos Pinhais – começa a funcionar em fevereiro de 2019, por meio de quatro cursos de graduação: Administração, Nutrição, Engenharia de Alimentos e Engenharia de Produção, além de vários cursos de pós-graduação.

A proposta é integrar a teoria com a prática a partir de projetos reais, nos quais os estudantes aprendam mais e, sobretudo, conquistem experiência profissional ainda na graduação.

Império retratado

A exposição do fotógrafo russo Serguei Maksimishin, “O último império”, está em exposição no Museu Oscar Niemeyer (MON). A mostra traz imagens que retratam a Rússia contemporânea e tem curadoria de Luiz Gustavo Carvalho. A exposição fica em cartaz até 31 de março.

Uel é destaque

A Universidade Estadual de Londrina (UEL) é a melhor colocada do Paraná no ranking da revista britânica Times Higher Education (THE), divulgado nesta terça-feira (15), que mede o desempenho das instituições de países emergentes. A UEL aparece empatada com outras instituições nas posições de 251-300, superando seu desempenho no ano passado, quando ficou em 301-350 lugar. Isso significa que a instituição é uma das 378 principais das 43 nações analisadas.

Novo presidente

Ricardo Gondo é o novo presidente da Renault do Brasil. Ele substituirá Luiz Fernando Pedrucci, que em 01 de novembro foi nomeado Presidente da Renault para a América Latina e a quem se reportará.

Ricardo Gondo tem 49 anos e ingressou na Renault em 1996, como Gerente de Vendas. O executivo brasileiro já ocupou diferentes posições na empresa no Brasil, como Diretor de Vendas a Empresas e Diretor de Vendas e Rede.

Em 2013 foi para a Europa como Presidente da Renault Espanha e Portugal. Em 2016 retornou à América Latina como vice-presidente de Vendas e Marketing para a Região Américas da Renault. Ricardo Gondo é engenheiro mecânico, formado pela Escola Mauá de Engenharia, e tem Pós-Graduação em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas.

voitch3_renault

Franquias do Porks

Sucesso em Curitiba e Belo Horizonte, o Porks – rede de pubs especializada em carne suína acompanhada de chope artesanal – deu início a abertura de franquias em 2019: serão quatro unidades abertas ainda no primeiro trimestre em São Paulo, Campinas, Porto Alegre, Piracicaba e Curitiba. Com quatro unidades funcionando na capital paranaense e em Belo Horizonte, o Porks foi inaugurado em agosto de 2017 e, atualmente, vende cerca de quatro toneladas de carne de porco e 25 mil litros de chope ao mês.

O Porks nasceu em agosto de 2017, com a proposta de oferecer em Belo Horizonte e Curitiba uma casa especializada em carne suína, destacando os diferentes preparos com porco como petiscos e porções, além de contar com chopes artesanais.

Com duas unidades em Curitiba e duas em Belo Horizonte, o Porks prepara sua expansão nacional para 2019 no modelo de franquias, com previsão de fechar o ano em 15 unidades.

voitch4_porks

Curtas & cortantes

  • Não convidem os deputados Plauto Miró (DEM) e Ademar Traiano (PSDB) para a mesma mesa.
  • Há na prefeitura quem defenda que o prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PMN), vá para o PSL de Jair Bolsonaro.
  • Servidora pública há 27 anos, Cláudia Salviano foi mantida como diretora do Procon pelo secretário de Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost.

Deixe uma resposta