O Guaíra faz cinquenta anos

O Balé Teatro Guaíra (BTG) completa 50 anos em 2019 com uma programação especial e apresenta uma mostra de repertório com grandes sucessos da companhia, incluindo “O Grande Circo Místico” e “O Segundo Sopro”. O Balé do Guaíra é a terceira companhia mais antiga do país e uma referência em dança contemporânea.

Projetado pelo arquiteto Rubens Meister, o teatro ficou pronto em 1954 no governo de Bento Munhoz da Rocha e foi inaugurado em cerimônia que contou com a presença do então presidente da República, Café Filho.

Em cinco décadas, o Guaíra marcou a vida de bailarinos e bailarinas que fizeram parte do corpo artístico e transformou a história da dança nacional.

Um dos exemplos é Ana Botafogo, hoje o grande nome do balé no Brasil. Ela fez sua estreia como primeira-bailarina no palco do Guairão com o balé, em 1977. Ana havia voltado de uma temporada na Europa e ainda não tinha se apresentado profissionalmente no país. “Para mim, era um sonho dançar ‘Giselle’. Foi muito emocionante esse balé ter sido meu primeiro papel como solista. Também foi com o BTG a primeira vez que me apresentei profissionalmente no Rio de Janeiro e isso projetou meu nome nacionalmente”, diz.

A programação especial, com “O Grande Circo Místico + A Sagração da Primavera”, terá início nos dias 3 e 5 de maio.

Foto: Maringas Maciel

SOBE & DESCE

SOBE

  • Em 2018, o Paraná foi o líder entre os estados produtores de peixes de cultivo, com 129.900 toneladas. O aumento foi de 16% em relação a 2017.
  • Para 2019, o Departamento de Economia Rural da Secretaria da Agricultura projeta um crescimento de 17% sobre os resultados de 2018.
  • O maior abatedouro do país pertence à cooperativa C.Vale e fica em Palotina, no oeste do Estado.

DESCE

  • O clima deve fazer o Paraná perder para o Rio Grande do Sul o posto de segundo maior Estado produtor de soja do país na safra 2018/19. A colheita é liderada pelo estado do Mato Grosso.
  • Segundo as mais recentes estimativas divulgadas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), por causa do clima seco e quente a produção paranaense deverá chegar a 17,3 milhões de toneladas, o que representa uma queda de 10% em relação à safra de 2017/18.

Recuperação judicial

A Usina Santa Terezinha (Usaçúcar), maior companhia sucroalcooleira do Paraná e uma das dez maiores do Brasil, entrou com pedido de recuperação judicial. A companhia tem uma dívida financeira estimada em R$ 4,6 bilhões, a maior parte em dólar (US$ 900 milhões) e não conseguiu firmar acordo com os credores.

Icities cresce

O maior evento de cidades inteligentes do mundo, realizado no Expo Barigui, em Curitiba, registrou o crescimento de 25% do público em relação ao ano passado. Cerca de 6.790 pessoas visitaram a exposição e assistiram às conferências. O evento também reuniu 25 patrocinadores e mais de 100 apoiadores. A área de exposição teve 35 empresas dos setores público e privado, exibindo soluções e inovações em iluminação pública, segurança, educação, saúde, saneamento básico, trânsito e urbanismo, entre outros.

Braço financeiro da Renault chega ao Brasil

Chega ao Brasil o CDB do Banco RCI Brasil, o novo produto de investimento do braço financeiro das montadoras Renault e Nissan. Sucesso em países como Inglaterra, França, Áustria e Alemanha, os produtos de depósito do RCI Bank and Services já contam com mais de 380 mil clientes no mundo.

Com o lançamento, o Banco RCI Brasil se torna o primeiro banco de montadora a lançar uma plataforma on-line de CDB para pessoas físicas no mercado brasileiro. Além disso, é também a primeira filial da RCI Bank and Services fora da Europa a disponibilizar esse formato de investimento.

Dotti com blog

Um dos juristas mais respeitados do país, René Ariel Dotti, está lançando um blog para tratar de diversos temas além do Direito. Dentre eles: política, atualidades e artes. O endereço do site é www.blogdodotti.com.br

Foto: Divulgação

A imersão do Boticário 

O Boticário inaugurou no final de março um novo modelo de loja, inédito no Brasil.

Chamado de O Boticário Lab, o espaço, que funciona no shopping Pátio Batel, foi pensado para estimular os sentidos e proporcionar uma jornada de experiência aos seus consumidores utilizando recursos tecnológicos com customização, exclusividade e experimentação.

No local, entre outras ferramentas, os visitantes têm acesso a tecnologias de realidade aumentada, espelho interativo para maquiagem, sistema omni channel, pick up store e pagamento pelo celular.

Foto: Divulgação

Gigante hoteleira mira o Paraná

A rede de hotéis Wyndham, uma das maiores do mundo, vai aportar no Brasil em quatro praças: Olímpia (SP), Recife (PE), Belo Horizonte (MG) e Cruzeiro (SP). Curitiba e Foz do Iguaçu estão no plano de expansão da rede.

Curtas & Cortantes

  • Sábios do Centro Cívico acreditam que o prefeito Rafael Greca fez uma grande jogada ao se filiar ao DEM.
  • O empresário Jorge Atherino até tentou negociar uma delação premiada com o Ministério Público, mas o acordo não avançou.
  • Ex-aliados do governador Beto Richa (PSDB) não abriram a boca para defendê-lo na Assembleia Legislativa.

Deixe uma resposta