Guilherme Voitch. Ed. 212

Curitiba ganha um novo (e seu maior) shopping

O maior shopping de Curitiba será inaugurado no próximo dia 5 de junho. Localizado na rua Konrad Adenauer, 370, no Tarumã, o Jockey Plaza Shopping terá mais de 200 mil m² de área construída, 400 lojas e 28 opções na praça de alimentação, além de um boulevard gastronômico com oito restaurantes e vista panorâmica para a pista de corridas do Jockey Clube. Desse total, mais de 80% das lojas e âncoras estão prontas e serão inauguradas junto com o shopping. As demais agendam inauguração para as semanas seguintes.

O shopping vai dispor ainda de oito salas de cinema Cinépolis e um espaço para jogos e lazer. Com investimento estimado em R$ 650 milhões, o novo empreendimento do Grupo Tacla, Paysage, Casteval e GRCA possui 18 lojas âncoras e 16 megalojas, em dois pisos, 11 elevadores e 14 escadas rolantes.

O Jockey Plaza terá dois pisos de garagem coberta, com capacidade para 3500 vagas, além de estacionamento em pátio externo, para mais 700 carros.

Laura selecionada

A startup paranaense Laura foi selecionada para o Accelerate 2030, programa global feito pelo Impact Hub e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a fim de escalar globalmente negócios que estejam em fase de crescimento e alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). No Brasil, foram 35 selecionadas de 12 estados.

A Laura é uma tecnologia inovadora implantada nos hospitais para identificação precoce dos riscos de infecção grave, a sepse. O recurso, criado pelo arquiteto de sistemas Jac Fressatto após a morte de sua filha, usa a inteligência artificial e a tecnologia cognitiva para fazer o gerenciamento de dados da rotina do hospital e emitir alertas.

Franceses no Guairão

O Teatro Guaíra apresenta o concerto “As Grandes Orquestras Francesas” no próximo dia 26 de junho, quarta-feira, às 21h. O espetáculo traz composições e arranjos de obras consagradas de Franck Pourcel, Paul Mauriat e Raymond Lefèvre. O repertório inclui também Mozart, Vivaldi, André Popp, Gilles Gambus, Antônio Maria, Luiz Bonfá, Angelino de Oliveira, Michel Polnareff, Charles Aznavour e Gaston Rolland. A regência será do maestro Gilles Gambus.

Advogados publicam

Dois advogados de Curitiba lançam livros no segundo semestre deste ano. Francisco Monteiro Rocha Júnior lança a versão atualizada do Recurso Especial e Extraordinário Criminais, ainda sem editora definida. Bernardo Strobel Guimarães publica, em coautoria, Comentários à Lei das Estatais, pela editora Fórum.

Legenda: Francisco Monteiro Rocha Júnior e Bernardo Strobel Guimarães

Thiele convocado

O ortopedista curitibano Edilson Thiele foi convocado pela Conmebol para ser médico de campo na Copa América Brasil, que acontece entre 14 de junho e 7 de julho. Thiele será o médico responsável pelo cumprimento dos parâmetros e protocolos médicos estabelecidos pela Conmebol na Arena do Grêmio, em Porto Alegre.

Madero investe

O Grupo Madero está investindo R$ 600 milhões na ampliação das operações da empresa em Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais. O anúncio foi feito pelo presidente do Grupo, Júnior Durski, ao lado do governador Ratinho Junior e do apresentador Luciano Huck, sócio do empreendimento.

Os recursos integram um ciclo de investimentos do Madero no Estado com apoio do programa estadual de incentivos. O dinheiro será aplicado na conclusão da quarta fase de instalação da cozinha central, que começou a funcionar em 2016 e tem potencial de empregar mais de 500 funcionários simultaneamente.

Guaraqueçaba na Netflix

A Reserva Natural Salto Morato, localizada em Guaraqueçaba, no litoral do estado, é o único cenário brasileiro retratado na série documental Nosso Planeta (Our Planet), lançada em todo o mundo pela Netflix.

Narrado pelo naturalista David Attenborough, o documentário retrata as belezas naturais do planeta, com imagens inéditas da fauna e da flora. Fundamentado na ciência, o documentário mostra os principais desafios enfrentados pela natureza para resistir aos efeitos das mudanças climáticas e aos impactos causados pelo homem.

 

Foto: Haroldo Palo Jr

Curtas & Cortantes

• A Ecocataratas deve ser a próxima concessionária de pedágio a firmar um acordo de leniência com o Ministério Público Federal no âmbito da Operação Integração.

• De 2018 até abril deste ano, o NOVO foi o partido que mais cresceu em número de filiados no Paraná, com 1.177 associações. Para o ano que vem, o partido quer eleger seus primeiros representantes no Paraná.

• Em Curitiba, a legenda vai contar com os serviços de uma empresa de caça-talentos para definir seu candidato à prefeitura.

Deixe uma resposta