Guilherme Voitch. Ed. 215

Fiep sob nova direção

O industrial Carlos Walter Martins Pedro vai comandar a Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) pelos próximos quatro anos. Liderando a chapa “Foco na Indústria, Fiep para os Sindicatos”, ele recebeu 49 votos, contra 47 do candidato da chapa “Sindicato Forte, Fiep Maior”, o também industrial José Eugenio Souza de Bueno Gizzi. Ambos são vice-presidentes na atual diretoria da Fiep. No comando da entidade, Martins Pedro substituirá Edson Campagnolo, que preside a Federação desde 2011. O mandato da nova gestão começa oficialmente em 1º de outubro.

“A indústria do Paraná é forte, é diversificada e capacitada tecnicamente. A Federação, por meio dos sindicatos que são seus federados, representa essa indústria e tem a missão da defesa dos interesses da indústria”, afirma o presidente eleito. “É isso que a nossa diretoria vai fazer, assumindo a nova gestão buscando tudo para a defesa e a evolução da indústria do Paraná.”

Investimento no Sudoeste

A Laticínios Bela Vista, dona da marca Piracanjuba, realizará investimentos de R$ 110 milhões na região Sudoeste do Paraná.

A confirmação acontece após a companhia comprar três unidades da Nestlé conforme informações de Cesar Helou, superintendente da empresa.

Com o investimento, a previsão é de que 370 empregos diretos sejam gerados. Inclusive, a primeira, das três unidades adquiridas, localizada em Sulina, dá início aos trabalhos em setembro.

Só nela, que pode processar até 150 mil litros de leite por dia, haverá investimento de R$ 30 milhões, com geração de 70 vagas de empregos diretos na produção de queijo fatiado.

Paranaenses na República Tcheca

Uma comitiva paranaense formada por representantes do governo do estado e das entidades de classe realizaram em agosto uma viagem a República Tcheca. Eles conheceram empresas de tecnologia aplicadas à agropecuária, como uma fabricante de drones, e de inseminação artificial, entre outras.

Integravam a comitiva o vice-governador e presidente da Fecomércio-PR, Darci Piana, o secretário de Agricultura, Norberto Ortigara, o superintendente da Ocepar, Robson Mafioletti, o presidente da Fetranspar, Sérgio Malucelli, entre outros.

A iniciativa é do Ministério da Agricultura da República Tcheca, por meio da Embaixada da República Tcheca no Brasil, Fecomércio PR e Sistema Ocepar.

Foto: Divulgação Ocepar

Indústria Tcheca no Paraná

O Paraná está fechando os detalhes para receber uma unidade de Tatra Trucks, fabricante de caminhões da República Tcheca. A empresa já estuda locais no município de Ponta Grossa, para a construção de sua primeira unidade fora do país.

Foto: Divulgação Tatra


João Urban no Museu Paranaense

Até 1 de Dezembro, o Museu Paranaense exibe a mostra fotográfica “Aproximações – Ucranianos e Poloneses nas fronteiras agrícolas do Paraná”, de João Urban. A exposição reúne imagens feitas pelo fotógrafo dos descendentes de imigrantes poloneses no Paraná – em Cruz Machado, Araucária (Colônia Tomás Coelho) e São José dos Pinhais (Colônia Murici) – e dos descendentes de imigrantes ucranianos nas cidades de Irati, Mallet, Prudentópolis, Antônio Olinto e seus arredores entre 1979 e 2016. A entrada é gratuita.

Foto: João Urban

Expoente à venda

O Grupo Educacional Expoente anunciou que está à venda. O Expoente possui duas unidades de ensino em Curitiba e uma gráfica. Dois grandes grupos educacionais, sendo um do Paraná, já estão de olho no negócio.

Data marcada

O XIV Simpósio Nacional de Direito Constitucional, promovido a cada dois anos pela ABDConst (Academia Brasileira de Direito Constitucional), já tem data: 30 de abril, 1º e 2 de maio de 2020. O evento será no Teatro Guaíra, em Curitiba, e vai marcar os 20 anos de fundação da Academia. Link para mais informações:  abdconst.com.br/xivsimposio.

Boticário compra

O Grupo Boticário anunciou a aquisição do e-commerce de cosméticos Beleza na Web. Fundado em 2008 pelo empresário Alexandre Serodio, o site vende produtos como perfumes, cremes para cabelo e corpo e maquiagens. Os valores da venda não foram revelados.

Curtas & Cortantes

  • Pela primeira vez em muito tempo, os três senadores paranaenses estão atuando afinados. A sinergia passa principalmente pela defesa da Operação Lava Jato;
  • O deputado estadual Fernando Francischini e o federal Filipe Barros, do PSL, serão os principais responsáveis pela preparação do partido nas eleições municipais do ano que vem.

Deixe uma resposta