Laís Pires. Ed. 215

Vamos nos despedindo do inverno e nos preparando para a primavera, sempre linda na nossa florida Curitiba, e aproveitando para enriquecer nosso intelecto com eventos culturais como esses que descrevo aqui:

Eduardo Moreira e Miguel Falabella – II Conversarte

Shopping Pátio Batel Piso L1 –  Avenida do Batel, 1868 – Batel

Data do evento: 02/09/19 –  Abertura dos portões: 19:30h.

O teatro contemporâneo e suas liberdades estéticas, cênicas, narrativas e conceituais em busca da originalidade e correspondência com a sociedade atual. A conversa sobre as artes cênicas gira em torno dos gêneros teatrais e seus lugares no mercado cultural, as poéticas construídas a partir da fusão de manifestações artísticas, os nichos teatrais e a segmentação de público, a continuidade de linguagem de companhias estáveis, as releituras de autores clássicos e os jovens dramaturgos do teatro brasileiro. A relação entre palavra e imagem e as novas formas do teatro experimental entram na pauta do debate juntamente com a descentralização dos espetáculos e o alcance fora dos grandes centros, a importância dos festivais especializados para a sobrevivência e destaque de novas companhias, as fontes de financiamento e a cadeia econômica dos grandes e pequenos produtores de teatro no Brasil.

BALLETS JAZZ DE MONTRÉAL – Dance Me

04/09/2019 (quarta-feira) às 21h.

Local: Guairão/Curitiba

A Cia de Dança Canadense Ballets Jazz de Montréal inicia sua turnê brasileira que passará por três capitais – São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro – com o espetáculo Dance Me, inspirado na obra do famoso poeta, cantor e compositor de Montreal, Leonard Cohen. O grupo se apresenta em Curitiba no dia 04/09, no Teatro Guaíra.

Criada em 2017, Dance Me utiliza as músicas de Leonard Cohen na trilha do espetáculo, que evoca os grandes ciclos da existência em cinco estações, descritas de maneira profunda e reflexiva pelas músicas e poemas do autor. Três coreógrafos de renome internacional foram incumbidos de colocar em movimento as lendárias canções de Cohen: Andonis Foniadakis, Annabelle Lopez Ochoa e Ihsan Rustem. Seu vigoroso e profundo universo coreográfico, reflexo do trabalho singular de Cohen, é trazido à vida por 14 artistas do BJM.

Aprovada por Cohen ainda em vida, esta fascinante homenagem tem direção artística de Louis Robitaille e conta com a forte e ousada dramaturgia de Eric Jean. Dance Me também foi cercado por uma equipe de designers famosos, combinando escrita cênica, visual, musical, dramaturgia e coreografia para homenagear o maior embaixador de Montréal.

Quando: 04/09, às 21h. Onde: Teatro Guaíra

Rua XV de Novembro, 971 – Centro

NANDO REIS – “Esse Amor sem Preconceito” – Teatro Positivo

Nando Reis, em sua turnê, chega na cidade com seu novo trabalho “Esse Amor Sem Preconceito”, em um show que combina hits de seu repertório autoral a clássicos de Roberto Carlos. O cantor e compositor paulistano desembarca em Curitiba no dia 06 de setembro para apresentar seu novo trabalho no palco do Teatro Positivo, às 21h15.

Nando traça paralelos poéticos e musicais entre sua obra autoral e os clássicos de Roberto Carlos. O espetáculo se baseia no novo álbum de Nando, “Não Sou Nenhum Roberto, mas às Vezes Chego Perto”, que acaba de ser lançado.

06 de setembro de 2019 (sexta-feira) 21h15.

Teatro Positivo (Rua Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300)

CIA DE COMÉDIA OS MELHORES DO MUNDO – “TORMENTAS DA PAIXÃO”

A Cia. de Comédia Os Melhores do Mundo é hoje um dos mais atuantes grupos de teatro do país com 23 anos de carreira e mais de 15 espetáculos montados. Já se apresentou em todas as capitais do Brasil, fez quatro temporadas em Portugal e três nos Estados Unidos. Ganhou por dois anos seguidos o Prêmio Risadaria, o mais importante prêmio do humor brasileiro. Esse ano rodou o seu primeiro longa-metragem, Hermanoteu – O Filme. Baseado no espetáculo Hermanoteu na Terra de Godah, um dos maiores sucessos do grupo.

Tormentas da Paixão – A História de Rebeca Sinclair, um retrato do fabuloso American Way of Life. Baseado nos tantos e tantos dramalhões americanos, Tormentas tem sua Maior fonte de inspiração na imortal trinca de romances baratos de jornaleiro: Bianca, Sabrina e Júlia. Glamour, luxúria, encanto e sofrimento são alguns dos temperos que recheiam esta trama, norteada pela busca frenética de amor e poder. Neste espetáculo, a Cia. se aproveita da dose extra de enlatados românticos americanos que tanto invadem a nossa mídia e satiriza o exagero estético que estamos habituados a digerir.

07 de setembro de 2019 (sábado) 21h

Teatro Positivo – Grande Auditório.

Madeleine Peyroux

13/09 – Turnê “Anthem” no Guairão

A cantora e compositora americana Madeleine Peyroux volta ao Brasil em setembro deste ano para se apresentar com sua talentosa banda a turnê Anthem. A única apresentação acontece no dia 13 de setembro, sexta-feira, às 21 horas, no Guairão (Praça Santos Andrade, s/nº). A nova turnê mundial da artista inclui algumas das canções mais populares de seu repertório durante essas mais de duas décadas na estrada e o repertório do álbum “Anthem”, o nono lançado por ela. Seu estilo de interpretação a levou a ser comparada com ninguém menos do que Billie Holiday, uma de suas principais influências. Nove álbuns e 23 anos desde a sua estreia discográfica, a cantora e compositora americana continua a desafiar os limites do jazz, aventurando-se nos campos férteis da música contemporânea com uma curiosidade contínua que a faz flertar com vários gêneros musicais de forma criativa e inspirada. Sua fusão de jazz, blues, folk, soul-funk e pop reflete uma personalidade incomum e cativante.

“Anthem” – Show com a cantora e compositora Madeleine Peyroux. Única apresentação, dia 13 de setembro, sexta-feira, às 21 horas, no Guairão (Praça Santos Andrade. s/nº)

DANIEL MIGLIAVACCA & ROGÉRIA HOLTZ

25 e 26/09 – Teatro Paiol

Daniel Migliavacca Quarteto convida Rogéria Holtz para show dedicado à Pixinguinha 25 e 26 de setembro às 20h no Teatro Paiol

Daniel Migliavacca Quarteto convida Rogéria Holtz para show dedicado à Pixinguinha no projeto “História do Choro” nos dias 25 e 26 de setembro no Teatro Paiol. Esse é o terceiro show da série idealizada pelo bandolinista Daniel Migliavacca no Teatro Paiol em Curitiba dedicada à História do Choro.

Nos dias 25 e 26 de setembro, quarta e quinta-feira, às 20h, acontece o terceiro show da série “História do Choro”, idealizada pelo bandolinista Daniel Migliavacca. No último encontro, Daniel Migliavacca apresentou um duo com o acordeonista André Ribas, apresentando um repertório dedicado ao grande pianista brasileiro Ernesto Nazareth. Nesse próximo show, Daniel Migliavacca se apresenta com seu quarteto tendo como convidada especial a cantora Rogéria Holtz. O repertório apresenta além de choros, alguns sambas de Pixinguinha com parceiros como Vinicius de Moraes.

Considerada a primeira música urbana tipicamente brasileira, o Choro é um dos gêneros da música popular brasileira de maior prestígio no exterior, porém, pouca gente conhece a sua história e sua importância no Brasil. E foi pensando em celebrar e divulgar esse gênero, que o músico bandolinista Daniel Migliavacca idealizou essa série de shows no Teatro Paiol em Curitiba.

Deixe uma resposta