Noite de “Vozes 11” reúne Piana, Xisto, Arns e Petrelli

Lançamento da 11ª edição de “Vozes do Paraná” na Sociedade Garibaldi marcou também a entrega de diploma a grandes personagens do Estado

Adaptado por André Nunes

 

Prédio histórico que exige precauções, pois nunca podem reunir mais que 300 pessoas no salão principal ao mesmo tempo, o Palácio Garibaldi recebeu 450 convidados ao longo da noite do último dia 12 de agosto, quando sediou pelo terceiro ano o lançamento da coleção de perfis biográficos “Vozes do Paraná – Retratos de Paranaenses” – agora em sua 11ª edição.

“Para mim, tão importante quanto o número de pessoas interessadas no lançamento do volume 11 de meu livro foi a qualidade das presenças. As fotos valem muito e ajudam a dar parte da medida do evento apresentado por Carlos Marassi e registrado em vídeo pelas câmeras de Wasyl Stuparyk”, pontua Aroldo Murá Gomes Haygert, jornalista e autor da coleção – que teve início na Revista Ideias, em 2008, com a série de perfis “Persona”.

A edição trouxe 15 novos perfis de personalidades que “fazem o Paraná de hoje em suas áreas de atuação”, com destaques para a homenagem in memoriam a Abdo Abage, que foi cônsul honorário da Síria no Paraná, morto em 2018; e para a antropóloga e professora aposentada da UFPR, Cecilia Vieira Helm – presente no evento.

CIDADANIA ACP

Estiveram presentes o vice-governador Darci Piana, o presidente do TJ-PR, Xisto Pereira, o Des. Gilberto Ferreira, presidente do TRE-PR, senador Flávio Arns, ex-ministro Euclides Scalco, vice-prefeito Eduardo Pimentel com o irmão Daniel, presidente da COPEL; Marcos Domakoski, ex-diretor da COPEL e futuro presidente da Fundação daquela estatal; além do secretário de Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost, e muitos outros.

“Também me alegra registrar a presença de Gláucio Geara, presidente da Associação Comercial do Paraná, dos ex-governadores Orlando Pessuti e João Elísio Ferraz de Campos; Paulo Salamuni, suplente do senador Oriovisto Guimarães; empresários Mário Petrelli e Leonardo Petrelli; o ex-reitor Zaki Akel, da UFPR; reitor da PUCPR, Waldemiro Gremski; o advogado Walter Cardoso Silveira Filho, administrador de grandes fortunas do Paraná, diretor da New Way Investimentos; ex-presidente da OAB, José Lúcio Glomb, a poeta Adélia Woellner, os vereadores Oscalino do Povo e Rogério Campos”, destaca Murá.

Geara reconheceu a história jornalística de Aroldo Murá ao entregar o diploma da Cidadania ACP, que o coloca ao lado de notáveis como o general Mourão, vice-presidente da República; o presidente da Câmara, Rodrigo Maia; e o governador João Dória, dentre outros

GRANDES PORTA-VOZES

Dentro da noite de lançamento de “Vozes 11”, um momento singular foi o da diplomação de 12 novos “Grandes Porta-Vozes do Paraná”, reconhecimento do autor, das editoras e do Instituto Ciência e Fé, a nomes que já foram personagens do livro em edições anteriores e que são “autênticos porta-vozes do Paraná de hoje”, pela definição de Murá.

De todos os porta-vozes, além de Piana, Petrelli e Geara, um só ausente – mas representado pela sócia Gabriela Duarte-, o publicitário Cláudio Loureiro. Os demais foram: Carneiro Neto, Hélio Gomes Coelho Junior, José Lucio Glomb, José Machado de Oliveira, José Dionísio Rodrigues, Paulo Nauiack, Raul Anselmi Junior e Waldemiro Gremski.

 

FALA SAPIENCIAL

Mário Petrelli fez um discurso curto, objetivo, com advertências sapienciais, especialmente sobre política. “Eu acho que a grande homenagem hoje é sem dúvida alguma ao Aroldo Murá. Pela sua história de vida, por tudo aquilo que construiu, e que procura fazer enaltecendo figuras do Paraná, aqui nascidas ou radicadas”, pontuou o empresário fundador do Grupo RIC. E continuou:

“Quero sair daqui agradecido a todos vocês e dizer que é uma honra estar há 60 anos formado em Direito, ter vivido com professores como Vieira Neto, Egas Moniz, Penido Monteiro, Ernani Guarita Cartaxo, De Plácido e Silva, e tantos outros que passaram pela nossa velha Faculdade de Direito da hoje UFPR, e lembrando aos paranaenses que ela foi a primeira universidade do Brasil, criada em 1912. Tempos pioneiros, iniciados com a Faculdade de Medicina e com notáveis como Nilo Cairo. Boa parte disso tudo, aparece na divulgação histórico-jornalística dessa realidade registrada por Aroldo. Ele faz e de forma constante, referência às verdades históricas do Paraná. Ele tem mostrado nossa história, como diz sempre, em tempo real. Devemos muito ao Murá”.

Petrelli foi seguido pela fala de Pedro de Paula Filho, presidente da Associação de Amigos do Hospital de Clínicas da UFPR, personagem de “Vozes 11”, e do desembargador Xisto Pereira, a penúltima fala da noite. O presidente do Tribunal de Justiça – assim como fizera Petrelli – discorreu sobre o papel que o livro “Vozes do Paraná” vai exercendo na vida do Estado. Sua fala também inclui reafirmar a importância do papel da Justiça na vida do país.

 

 

 

LEGENDAS

 

1) Aroldo Murá com André Nunes e Faruk El Katib

2) Os médicos Cicero e Linei Urban, com os filhos, e o engenheiro Rafael Pussoli

3) Aroldo com Claudia de Cerjat Bernardes e Michelle de Cerjat

4) Os irmãos Daniel e Eduardo Pimentel com Mario Petrelli e Leonardo Petrelli

5) Vice-governador Darci Piana e Felix Bordin autografam livros com Murá

6) Des Xisto Pereira presidente do TJPR e senador Flavio Arns

7) Aroldo Murá recebe o diploma Cidadania ACP, entregue por Geara

8) Murá com Euclides Scalco e Luiz Carlos Marchesini

9) Advogado José Lucio Glomb recebe o diploma Grande Porta-Vozes do Paraná

10) José Machado de Oliveira e Mario Petrelli, diplomados Grandes Porta-Vozes do Parana, e Doralice Zanetti, esposa de Machado

11) Ney Leprevost e Pedro de Paula Filho, personagens de Vozes do Paraná 11

12) Orlando Pessuti cumprimenta o autor

13) Professor Waldemiro Gremski, reitor da PUCPR, diplomado Grande Porta-Voz do Paraná

14) Médico oncologista Raul Anselmi Jr recebe o diploma

15) Vereador Rogério Campos, Paulo Salamuni, suplente do senador Oriovisto, Des. Gilberto Ferreira presidente do TRE-PR, a escritora Adelia Woellner e o vereador Oscalino do Povo

Deixe uma resposta