Prateleira. Ed. 219

Griffin & Sabine

A primeira indicação do ano é de Ana Paula Peters, professora da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (UNESPAR), especialista em História da Música, mestre em Sociologia e doutora em História pela Universidade Federal do Paraná. Sua indicação é Griffin & Sabine: uma correspondência extraordinária (1991).

Griffin & Sabine é o primeiro livro da trilogia de mesmo nome, composta e com sequência nos livros A agenda de Sabine e O caminho do meio do autor Nick Bantock, artista gráfico e ilustrador inglês nascido em 1949. Com detalhes minuciosos na construção de uma fantasia epistolar, Sabine Strohen e Griffin Moss trocam cartas e postais que, muitas vezes são confundidos com a própria imaginação de Griffin.

 

O mez da grippe

Através de recortes de jornais, fotografias, depoimentos de sobreviventes e anúncios publicitários do início do século XX, Valêncio Xavier narrou uma Curitiba a viver a gripe espanhola em 1918 em O Mez da grippe (1981). Xavier nasceu em 1933 em Curitiba e foi um escritor, cineasta, roteirista e diretor de TV brasileiro. Dirigido por Beto Carminati, O mez foi adaptado para o cinema.

 

Publicação coletiva local

Corja! é a segunda publicação coletiva da Membrana Literária, grupa de escritoras/es de Curitiba, atuante desde 2017. De produção artesanal, Corja! reúne 16 artistas de diversas áreas, mas que se encontram na palavra escrita em poemas, prosas, contos e também em ilustrações e colagens. Foi lançada em dezembro de 2019 e pode ser adquirida diretamente com a grupa através de suas redes sociais.

 

Deixe uma resposta