Leituras da quarentena

O Mestre das Polcas

O Mestre das Polcas é o décimo sexto romance do incansável Guido Viaro, escritor e cineasta curitibano. O protagonista homônimo narra a história cujo cenário é a cidade austríaca Linz na segunda metade do século 19. Apreciador das artes, projeta em seu filho sua necessidade particular de realizar uma obra-prima musical. O escritor João Lucas Dusi, que assina a orelha, diz “O que se prova é como a ganância narcísica pode ser catastrófica – e bem patética, com cenas que não poupam esforços para evidenciar uma derrocada”. “O Mestre das Polcas” foi editado ano passado pela Insight.

O Estilingue

Sobre O Estilingue, de Carlos Herculano Lopes, editado em 2012 pela editora da UFMG, ficamos com a descrição de Mário Alex Rosa: “Que o leitor não se engane, pois este não é um livro de memórias tradicional, daqueles em que só depois de anos de vivência alguns escritores lançam mão do seu passado para trazê-lo ao presente. [...] Esta obra descreve a primeira infância de um menino no interior do Brasil, na região do Vale do Rio Doce, em Minas Gerais, no final dos anos de 1960. A infância é contada por um narrador-autobiográfico quando tinha apenas 12 anos. Tudo é relato de forma despojada, mas com muito lirismo e pureza: descobertas, conflitos, castigos, amizade e viagens, ainda que imaginárias”.

A política além da notícia

A política além da notícia é uma reunião de artigos publicados em sites especializados e no blog do militante político e ativista social Milton Alves. Graduado em Gestão Pública pela UFPR e Ciências Sociais na Instituição Julio Antonio Mella, Havana – Cuba, Alves mostra a “guerra declarada contra Lula e o PT”, como diz o subtítulo do livro, entre os anos 2014 e 2018.

Deixe uma resposta