Vinhos de altitude e atitude paranaenses

Deixando a Serra do Mar mais bonita e apetitosa e a apenas 40 quilômetros de Curitiba, a Vinícola Araucária elabora espumantes e vinhos finos a partir de vinhedo próprio, em quatro hectares, e de cultivos de parceiros, sendo pioneira na região metropolitana de Curitiba ao integrar vinhedo e vinificação na mesma área de produção.
Segundo um dos sócios-proprietários da empresa, Renato Adur, os vinhos e os espumantes da Araucária guardam a tipicidade da região, ou seja: clima temperado, altitude de 950 metros e solo apropriado, em perfeita harmonia com o espírito de trabalho e dedicação.
Numa área de quatro hectares (40 mil metros quadrados), são cultivadas as uvas francesas Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon, Chardonnay, Pinot Noir, Merlot  e Viognier, que resultam nos vinhos espumantes Poty brut e Poty demi sec, o branco e saboroso Angustifólia Chardonnay e os tintos Angustifólia Cabernet Sauvignon, Angustifólia Merlot e Gralha Azul Merlot. Seguindo a linha dos rótulos com inspiração regional, a Araucária lança o Cabernet Franc ainda em 2015.
O preparo da terra para o cultivo de uvas começou em meados de 2007 e, a partir de 2009, com o início da vinificação, a qualidade das castas e dos produtos é acompanhada e monitorada diariamente. Projeto desafiador e destemido do cultivo de uvas nessa região de clima com tanta oscilação de temperatura. O grande desafio é a umidade do local, já que as castas francesas são muito sensíveis à podridão. Para maiores cuidados com as cepas e a produção garantida de ótimos vinhos, foi instalada uma estação meteorológica digital, no ponto central do vinhedo da Vinícola Araucária, numa altitude de 929 metros. A estação, entre outras medições, registra informações sobre temperatura, umidade do ar, velocidade do vento, ponto de orvalho, alerta de chuva ou tempestade e pressão do ar.
Assim como a própria indústria vinícola, o enoturismo teve um desenvolvimento acelerado no Brasil e, pensando nisso, a vinícola disponibiliza para quem é apreciador de roteiros enoturísticos visitação guiada aos sábados, domingos e feriados para desfrutar de toda beleza dos vinhedos, bosques, cachoeiras, árvores frutíferas e ainda saborear as delícias regionais servidas no Restaurante Gralha Azul, com simplicidade e bom gosto, assinado pelo chef Luiz Moura e harmonizá-las com os vinhos da casa.
O restaurante tem capacidade para 180 pessoas e oferece serviços para eventos e festas, num espaço onde a natureza é privilegiada. No cardápio poucas opções, mas com pratos apetitosos a preços justos. São quatro as opções de pratos: a galinha caipira à moda Gralha Azul, bife ancho Araucária, cordeiro da Malhada e uma massa recheada com abóbora e gratinada com queijo de búfala, o conchiglione campestre. Enoturismo com ótimos aromas e sabores garantidos.

 

DSC06943

O empresário Renato Adur apresenta os rótulos com inspirações regionais comemorando as últimas premiações da casa. Dois vinhos da Vinícola Araucária ganharam medalhas de Ouro e de Prata na Grande Prova Vinhos do Brasil 2014-2015. Concorreram cerca de 700 rótulos, de 87 produtores, em 22 categorias. O tinto fino Angustifólia conquistou ouro na categoria Merlot. A medalha de prata foi atribuída ao branco fino Angustifólia na categoria Branco Chardonnay. Foto: Márcia Toccafondo

 

DSC06956

Com arte, sofisticada tecnologia e vinhedo próprio, a empresa elabora seis vinhos finos com a tipicidade da Região Metropolitana de Curitiba. Foto: Márcia Toccafondo

DSC06952

Após a poda, a plantação de uvas Chardonnay já começa a dar bons frutos com características próprias, já que a videira se adaptou muito bem ao solo e clima paranaenses. O resultado é um vinho refrescante, aromático e de boa acidez. Foto: Márcia Toccafondo

DSC06922

As barricas de carvalho francês conferem aos vinhos da Araucária melhores propriedades destacando-se os aromas, taninos macios e arredondados, cor intensa e a sua longevidade. Foto: Márcia Toccafondo

DSC06912

Foto: Márcia Toccafondo

DSC06893

Foto: Márcia Toccafondo

 

Deixe uma resposta