67,8% dos brasileiros poderiam votar em Sérgio Moro para presidente, diz Paraná Pesquisas

Sérgio Moro. Foto: Divulgação

 

O Instituto Paraná Pesquisas ouviu 2.022 eleitores, em 24 Estados e 160 municípios, entre 28 de fevereiro e 2 de março deste ano, para saber o que o brasileiro pensa sobre a Lava Jato. No levantamento, questionamentos sobre a credibilidade da operação, a corrupção no país, a situação de Lula e sobre o juiz Sérgio Moro. Para 67,8% dos entrevistados, Moro poderia ser o novo presidente do Brasil (16,5% com certeza votariam nele para presidente e 51,3% cogitaram a possibilidade). A seguir, a pesquisa completa.

 

 

De uma maneira geral, o(a) Sr(a) acredita que as investigações que estão ocorrendo na Operação Lava Jato estão sendo positivas ou negativas para o país?
66,3% – Positivas
24,8% – Negativas
7,3% – Nem positivas, nem negativas
1,6% – Não sabe/ não respondeu

 

O(a) Sr(a) acredita que depois da Operação Lava Jato, a corrupção no Brasil irá aumentar, diminuir ou continuará como está?
53,6% – Irá continuar como está
36,8% – Irá diminuir
7,7% – Irá aumentar
1,9% – Não sabe/ não respondeu

 

Em sua opinião, como terminará a Operação Lava Jato: (Estimulada)
38,1% – Acabará em pizza
33,5% – Com menos condenados do que deveria
16,7% – Com muitos políticos, empresários e executivos condenados
4,8% – Com muitos políticos condenados
4,1% – Com muitos empresários e executivos condenados
2,8% – Não sabe/ não respondeu

 

O Sr(a) considera que o PT, ou seja, o Partido dos Trabalhadores, é o único partido culpado pelos escândalos envolvendo a Lava Jato e a Petrobras?
77,3% – Não
20,1% – Sim
2,6% – Não sabe

 

O Sr(a) conhece ou já ouviu falar, mesmo que de no nome, no Juiz Sergio Moro que está comandando a Operação Lava Jato?
74,1% – Sim
25,9% – Não

 

Caso o Juiz Sergio Moro viesse a se candidatar a Presidente da República o Sr(a) diria que: (Estimulada)
51,3% – Poderia votar nele para Presidente do Brasil
16,5% – Com certeza votaria nele para Presidente do Brasil
29,3% – Não votaria nele de jeito nenhum para Presidente do Brasil
3,0% – Não sabe/ não opinou

 

Diante de tudo que vem sendo investigado com relação ao Sr(a) Lula e a família dele, o Sr(a) diria que os fatos que estão sendo apurados são verdadeiros ou se trata de perseguição contra o ex-Presidente?
68,2% – Verdadeiros
18,1% – Se trata de perseguição
13,7% – Não sabe

 

O ex-Presidente Lula acabará sendo preso nas investigações que estão ocorrendo contra ele?
63,1% – Não
23,7% – Sim
9,5% – Talvez
3,7% – Não sabe/ não respondeu

 

Procedimentos utilizados na realização da pesquisa:

O universo desta pesquisa abrange os eleitores brasileiros com 16 anos ou mais. Para a realização desta pesquisa foi utilizada uma amostra de 2.022 eleitores, sendo esta estratificada segundo sexo, faixa etária, escolaridade e posição geográfica. O trabalho de levantamento de dados foi feito através de entrevistas pessoais em 24 Estados e 160 municípios brasileiros entre os dias 28 de fevereiro a 02 de março de 2016, sendo checadas simultaneamente à sua realização em 19,9% das entrevistas. Tal amostra representativa do eleitorado brasileiro atinge um grau de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de 2,0%. A Paraná Pesquisas encontra-se registrada no Conselho Regional de Estatística da 3a e 6a Região sob o no 3122/15 e é filiada à Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa – Para a seleção da amostra utilizou-se o método de amostragem estratificada proporcional, conforme o mapeamento do Brasil nas 5 regiões, Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul, segundo o IBGE. Essa divisão geográfica foi considerada como primeira estratificação. Dentro de cada região, agruparam-se os municípios em grupos homogêneos, procedendo-se à estratificação proporcional final da amostra.

 

 

Fonte

 

Deixe uma resposta