Cinema. Ed. 179

Amor e inocência (2007)
Um filme de Julian Jarrold com um elenco pronto e atual formado por Anne Hathaway, James McAvoy e James Cromwell conta a história curta e impressionante de uma das maiores escritoras inglesas, Jane Austen. Para quem gosta de suas obras vai identificar o romance Orgulho e Preconceito nesse filme autobiográfico, que basicamente é a história da sua vida com um final feliz. Austen, apaixonada pela ironia na literatura, foi aceita e publicou livros em vida diante da primeira aparência ser conservadora e condizente com a sua realidade. Enganaram-se. Hoje, com os estudos e pesquisas feitos sobre sua obra e cartas, percebe-se quão original e revolucionária foi Jane Austen, tanto para a história da literatura feminina quanto para a história das mulheres. Sempre grande, permanece viva para seus leitores mesmo mais de dois séculos de sua morte.
Último Tango em Paris (1972)
Das ideias eróticas de Bertolucci nasceu Último Tango em Paris. Romance dramático e sensual, estrelado por Marlon Brando e, pela então desconhecida, Maria Schneider. Franco-italiano de 1972, o filme conta a história de Paul que ao viver o luto do suicídio de sua esposa, encontra nas ruas de Paris a bela Jeannie. Ao se encontrarem num hotel pronto para alugar, os dois passam a se envolver nesse pequeno espaço e despertam uma intensa relação sem ao menos trocarem os nomes. Causando uma busca incessante da personagem de Schneider e um amor rígido de Brando. Quando ele enfim parece superar a morte da esposa e resolve se entregar a jovem Jeannie, a levando a um tango para declarar seu amor, a jovem mostra-se desinteressada e resolve romper. Paul a segue, insistentemente e chega a seu fim trágico. Os dois sentem como nunca, o fim e o recomeço.
Um Corpo Que Cai (1958)
O filme estadunidense, dirigido e produzido por Alfred Hitchcock, foi baseado no romance de 1954, Dentre os Mortos de Boileau-Narcejac e adaptado para roteiro por Alec Coppel e Samuel A. Taylor.
Um detetive aposentado (James Stewart), morador de São Francisco, é chamado por um velho amigo para voltar às atividades. Pediu para John seguir sua esposa, Madeleine Elster (Kim Novak). Ao aceitar o trabalho, John passa a viver confusas situações com a mulher do parceiro, que sempre o leva a lugares altos, sendo a altura o maior medo do personagem. Quando ele começa a defender que Madeleine tem tendências suicidas acontece o inesperado. Sempre esperado nos clássicos de Hitchcock.
Julieta (2016)
O último filme de Pedro Almodóvar, lançado no último mês de julho, causou opiniões bem diversas na crítica. Uns o acharam sensível e bastante atento às complexidades do ser humano. Outros disseram faltar à emoção do diretor, aquela sempre presente em suas filmagens.
Julieta é uma adaptação de três contos da escritora canadense Alice Munro. Trata da vida de uma mulher de meia idade (Emma Suárez) que vive em Madri e está prestes a mudar para Portugal com o namorado (Darío Grandinetti). Quando tudo já está certo para a mudança, Julieta passa a visitar um passado cheio de incertezas e lamentações. Doze anos sem falar com a filha tomam um peso desproporcional, fazendo a protagonista viver aquela memória outra vez. Também questiona os caminhos que pegou e que fizeram deixar tantas coisas para trás.