Oportunidade, solidariedade e transformação

Os programas encabeçados pelo Sistema Fecomércio Sesc e Senac chegam a todos os municípios paranaenses
Milhares de pessoas são atendidas anualmente em programas de educação, cultura, saúde e lazer, e milhares de vidas são transformadas pelos programas das casas encabeçadas pela Fecomércio PR, que levam oportunidades às populações de todos os municípios, como no caso das unidades móveis de atendimento odontológico, saúde da mulher, biblioteca itinerante e cursos de aperfeiçoamento. Ou por meio das campanhas solidárias, do agasalho e do brinquedo, que resgatam os valores de empatia e respeito ao próximo. E todos os demais cursos e oficinas gratuitas ou com valores abaixo do mercado que consolidam a preparação para o mercado de trabalho e aperfeiçoamento profissional.
UMA REDE DE SOLIDARIEDADE
O Sesc é referência nacional na defesa da dignidade humana, auxiliando na redução da pobreza, da marginalização e a desigualdade social, além de promover o bem-estar. As ações e projetos fazem do Sesc a maior rede de solidariedade do Paraná.
“O Sesc PR leva cidadania com o Programa Justiça no Bairro Sesc Cidadão; leva agasalhos e brinquedos à população vulnerável; leva solidariedade com o trabalho de grupos; leva cultura e acesso à saúde, com suas unidades móveis, leva alimentos com o programa Mesa Brasil; leva acesso à educação formadora e transformadora e leva turismo e lazer que ampliam a leitura de mundo e a cultura das pessoas”, destaca do diretor regional do Sesc PR, Emerson Sextos.
O Mesa Brasil, maior programa privado de segurança alimentar e combate a fome do país, é um exemplo de engajamento coletivo e responsabilidade social que tem se tornado fundamental na vida de muitas pessoas. No Paraná, em 15 anos de projeto, já foram recuperadas e distribuídas mais de 12 mil toneladas de alimentos. Cerca de 110 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social são beneficiadas mensalmente. “As crianças dependem dele, nós temos refeições duas vezes por dia, e muitas vezes, é só esse alimento que eles têm. O Sesc é o maior apoiador do nosso projeto”, conta Ketlin Cristina Ribeiro, representante da ONG Organização de Desenvolvimento do Potencial Humano (ODPH), uma das instituições beneficiadas e dependentes do programa. A instituição atende a crianças de 5 a 12 anos em atividades no contraturno escolar na Vila Torres, em Curitiba.
No Brasil, cerca de 5,2 milhões de pessoas passam fome. Na contramão deste patamar, cerca de 30% dos alimentos produzidos no mundo são descartados por perda ou desperdício. Por isso o Mesa Brasil tem se tornado crucial para muitas vidas. “Nós somos uma ponte entre quem tem sobra para levar para quem precisa”, ressalta a nutricionista e coordenadora do Mesa Brasil Núcleo Parolin, Fernanda Hardt Kehl.
O Programa Justiça no Bairro Sesc Cidadão, realizado em conjunto com o Poder Judiciário, tem a Justiça Social como norteador de suas ações, carregando um legado de articulações e transformações sociais por meio do atendimento jurídico e acesso gratuito a direitos essenciais para a população vulnerável. “Pela parceria nós conseguimos fazer um diagnóstico de cada região e descobrir quais são as necessidades da população daquele local e fazer com que a cidadania seja repleta e que o alcance seja pleno”, ressalta a desembargadora do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) e coordenadora do programa, Joeci Machado Camargo.
O acesso à saúde, educação, lazer e cultura, apesar de ser um direito constituído, não é igual a todos. Nesses casos, o Sesc tenta minimizar os efeitos do déficit de atendimento público por meio das unidades móveis. O OdontoSesc, por exemplo, trabalha com atendimento odontológico nas cidades carentes do serviço de saúde. Os resultados são expressos em histórias de gratidão que se repetem dia a dia e dão sentido ao trabalho realizado com responsabilidade social e altruísmo, tanto pela instituição quanto por colaboradores que literalmente vestem a camisa do Sesc e contribuem para construir essas histórias.
EDUCAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO EM TODAS AS FASES DA VIDA
Em Curitiba, o Colégio Sesc São José tem sido responsável por educar milhares de jovens desde 2009, consolidando a preparação para o vestibular e preparação com o mercado de trabalho. As vagas são gratuitas e os alunos recebem, além do material didático, uniforme escolar e um curso técnico ministrado pelo Senac. Em 2019, o projeto avançou para o interior do estado sob o nome de Colégio Sesc Paraná, e ganhou outras três unidades, em Jacarezinho, Ivaiporã e Londrina Norte, com base na proposta pedagógica do pioneiro Colégio Sesc São José.
A transformação pela educação no Sesc alcança públicos diversos. Como o exemplo de Antônio Tunouti, que aos 81 anos vislumbrou novos rumos ao fazer um curso de idiomas no Sesc Londrina. Ele conta com entusiasmo que o curso o ajudou a quase gabaritar a prova de idiomas no vestibular para Letras da Universidade Estadual de Londrina (UEL) em 2019. Ele agora é o aluno mais velho da UEL.
A palavra aposentaria parece ignorada por Antônio Tunouti. Formado em Farmácia, em 1959, e em Direito, em 1979. Décadas depois, Tunouti traça novos desafios. Ele quer escrever um livro contando histórias que viveu no Norte do Paraná. “Quero escrever um livro cheio emoções que eu presenciei e senti. Vai ter página que faz chorar e outras de fazer rir”. Depois, o objetivo será traduzir o livro para o japonês, para honrar suas origens e “levar as minhas histórias e emoções para o Japão”.
CULTURA ALÉM DO TRIVIAL
Os projetos culturais do Sesc buscam a valorização das pessoas promovendo o contato com expressões e modos de pensar, agir e sentir. As ações culturais são fundamentais para a efetiva formação do indivíduo e do cidadão. O Sesc mantém inclusive espaços próprios para esse desenvolvimento cidadão e a democratização do acesso às artes. Como o Paço da Liberdade, centro de referência cultural gerenciado pelo Sesc desde 2009; o Sesc Cadeião, em Londrina; o Sesc Estação Saudade, em Ponta Grossa; e o Teatro Geraldo Moreira, em Bela Vista do Paraíso, em processo de reforma e readequação. Outros projetos que circulam por todo Paraná promovendo espetáculos, desenvolvimento artístico e difusão do patrimônio imaterial da humanidade.
QUALIDADE DE VIDA A PARTIR DE SAÚDE E BEM-ESTAR SOCIAL
Mais uma missão do Sesc em busca da qualidade de vida é refletida no acesso ao esporte e no incentivo à prática regular de atividades físicas. Os Jogos Comerciários do Paraná (Jocom), por exemplo, são uma “competição ao alcance dos trabalhadores”, como destaca Vandir Dal Pozzo, esportista que joga Vôlei de Praia acompanhado do filho.
Destaque também para outros eventos promovidos pelo Sesc, como a Maratona Internacional de Foz de Iguaçu Sesc PR, o Sesc Triathlon de Caiobá e o Circuito Sesc Caminhada e Corrida de Rua. Com tantas ações em prol ao desenvolvimento humano é inegável que o Sesc ajuda a transformar vidas, e assim, consequentemente, ampara uma transformação social e econômica nas regiões onde atua.
SENAC: DA APRENDIZAGEM À FACULDADE
O Senac foi criado com o objetivo de organizar e administrar escolas de aprendizagem comercial. Esse propósito vem sendo cumprido durante os 70 anos da instituição, que também oferta formação profissional em cursos livres, qualificação, técnicos e agora de ensino superior. São contempladas as mais diversas áreas de conhecimento do comércio, serviços e turismo. “Nós do Senac acreditamos que não há desenvolvimento econômico e social sustentável sem educação profissional. Por isso, entendemos que a oferta de cursos de qualidade é o que dá a oportunidade de inclusão produtiva da população de baixa renda, além de estimular o empreendedorismo”, afirma o diretor regional do Senac PR, Vitor Monastier.
O Programa de Aprendizagem Profissional Comercial do Senac forma cerca de nove mil alunos por ano. Tira os jovens das ruas e dá a eles uma profissão, uma oportunidade de vida melhor, um futuro. Sabrina Gracie Melo é ex-aluna do curso de Aprendizagem Comercial em Serviços Administrativos, na modalidade EAD. Moradora de Iguatu, com apenas 16 anos concluiu o curso. “O Senac alavancou o início da minha carreira profissional. O curso superou todas as expectativas”, reconhece a jovem.
Além do curso, o Senac proporcionou seu primeiro emprego, onde aplicava na prática o que havia aprendido. Quando chegou a hora de escolher o curso superior, já sabia qual área seguir. “Hoje sou bancária e sinto-me preparada por ter tido uma base sólida de ensino”, finalizou.
VIDAS TRANSFORMADAS
O Senac PR se orgulha em manter programas que edificam vidas. Em todos os cursos, prepara pessoas para o mercado de trabalho. É a realização pessoal para tantos profissionais. Está presente em cada aluno que aprende uma profissão e em cada pessoa com deficiência que é iniciada numa profissão e se integra no mundo social e profissional. Ao longo dos 70 anos da instituição, milhares de vidas foram transformadas.
Algumas histórias ficam marcadas e jamais serão esquecidas. Edmilson Fernandes, ex-morador de rua e Mens Petit, um haitiano refugiado, encontraram no Senac a ajuda que precisavam e mudaram o rumo de suas vidas, graças aos cursos gratuitos ofertados na instituição.
Esta história começa no fim de 2014. Edmilson Fernandes, ex-aluno do curso de Cozinheiro, lembra-se de ter passado em frente ao Senac e visto uma placa que dizia “Senac: você faz e sua vida muda”. “Eu pensei, vai mudar a minha também”, conta Edmilson. Foi aprovado no Programa Senac de Gratuidade e iniciou a mudança. Com o tempo, conciliar o emprego com o curso passou a ser tarefa difícil.
Quando precisou escolher entre o sonho de se tornar cozinheiro e o trabalho que fazia com fibra de vidro em carros de corrida, não hesitou. “Fico com o curso”, ele lembra. O dinheiro guardado logo acabou e a rua passou a ser sua morada.
Mesmo com tantos desafios, Edmilson se formou em 19 de outubro de 2015. Conseguiu emprego na área, alugou uma casa e depois emendou o curso de garçom. Em 2018 fez o curso de Confeiteiro. Hoje, Edmilson trabalhar na área e se prepara para lançar um livro contando sua história de superação.
Também em 2014, Mens Petit, um haitiano recém-chegado ao Brasil, encontrou no Senac PR a ajuda que procurava. “O governo brasileiro me ajudou na hora de conseguir o visto, mas parou por aí. Quem me ajudou de fato foi o Senac, me dando a possibilidade de estudar para conseguir um trabalho e uma remuneração melhor”, lembra Petit.
Ao todo Mens realizou quatro cursos no Senac: Barista, Garçom, Boas Práticas na Manipulação de Alimentos e Atendimento para garçom (corporativo). O imigrante que vinha para o Brasil em busca de oportunidades fez sua primeira parada em Salto (SP) mas por lá ficou apenas um mês. “Não via grandes possibilidades lá, pois a cidade era muito pequena. Eu queria estudar, me qualificar e crescer profissionalmente”, explica Petit, que logo escolheu Curitiba como seu ponto de partida.
Na época o sonho de Mens era fazer faculdade de Gastronomia e trabalhar em um navio. A vida tomou outro rumo, e hoje o ex-aluno do Senac aplica todos os conhecimentos adquiridos na sala de aula em outro país. Atualmente mora em Nova Iorque e trabalha como bartender.
O Senac PR tem cumprido sua missão de educar para o trabalho, principalmente por meio dos cursos técnicos da instituição. Paul Alan Novo, aluno do curso Técnico em Enfermagem, antes mesmo de receber o certificado foi aprovado em dois concursos: no município de Cascavel e no SAMU 2018, no qual garantiu a primeira colocação. “Viajo 50 quilômetros diariamente para realizar o meu sonho. Todo esforço para me profissionalizar e trabalhar na área de saúde valeu a pena. Tive a melhor formação profissional teórica e prática, o que me deu segurança para as provas e para o trabalho que vou desempenhar futuramente”, comemora Paul Alan.
REFERÊNCIA EM GASTRONOMIA
O Senac, por meio de seus restaurantes-escola e cafés-escola é referência no Paraná. Desde 2007 já foram realizadas mais de 30 semanas de estudos e pesquisas gastronômicas. Focadas em uma determinada gastronomia ou produto específico, esses eventos fomentam o setor e têm como objetivos centrais a capacitação e o aperfeiçoamento profissional, formando profissionais cada vez mais preparados para o mercado de trabalho, além de despertar a comunidade para novas culturas gastronômicas.
São quatro Restaurantes-escola, em Curitiba, Maringá, Foz do Iguaçu e Caiobá e cinco Cafés-escola: Curitiba (Paço da Liberdade e Belvedere), Londrina (Cadeião), Caiobá (Sesc Caiobá) e Ponta Grossa (Estação Saudade).
OBRAS EM ANDAMENTO
Em todo o estado o Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná tem obras em andamento. Novas unidades estão sendo construídas em Arapongas, Cascavel (Hotel Sesc), Irati, Maringá, Curitiba, Nova Londrina e Palmas. Na área ambiental há duas praças em processo de conclusão em Apucarana e o Parque Ambiental de Rio Negro. Em Bela Vista do Paraíso, a reforma do teatro Geraldo Moreira está prevista para terminar este ano. No setor histórico da capital, o Senac acaba de inaugurar seu quinto café-escola, no andar térreo do Belvedere, nova sede da Academia Paranaense de Letras. E o Museu do Café, em Londrina, está em fase de aprovação do projeto de reforma do prédio, antiga delegacia de polícia geminada ao Sesc Cadeião.