Goura e Greca empatados
em “popularidade” nas redes

Levantamento da consultoria Quaest encomendado pelo jornal Folha de S. Paulo, indica empate técnico entre o prefeito Rafael Greca (DEM), candidato à reeleição, e o deputado Goura (PDT), adversário na disputa pela prefeitura de Curitiba na eleição de novembro próximo. Não se trata de pesquisa sobre intenção de voto, mas apenas de uma aferição do nível de “popularidade” dos candidatos nas redes sociais – Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, Wikipedia e Google.

A Folha de S. Paulo publicará semanalmente o Índice de Popularidade Digital (IPD) dos candidatos às prefeituras de Curitiba, São Paulo, Rio, Salvador e Belo Horizonte.

A métrica é elaborada pela consultoria Quaest e passou por adaptações feitas exclusivamente para a cobertura da Folha no período eleitoral. O IPD avalia o desempenho dos candidatos no Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, Wikipedia e Google.

Pela métrica elaborada pela consultoria, são monitoradas seis dimensões: fama (número de seguidores), engajamento (comentários e curtidas por postagem), mobilização (compartilhamento das postagens), valência (reações positivas e negativas às postagens), presença dos candidatos nas redes sociais em que estão ativos.

Um modelo estatístico pondera e calcula a importância de cada dimensão, e os candidatos analisados são posicionados em uma escala de 0 a 100, em que 100 representa o máximo de popularidade.

Os valores são uma média móvel de 5 dias, recurso estatístico que atenua números isolados que fujam do padrão. Ela é calculada somando o resultado de cinco dias seguidos e dividindo por cinco.

Deixe uma resposta