Campos de concentração no Ceará são tema do filme “Currais”

Documentário dirigido por David Aguiar e Sabina Colares, recebeu o Prêmio Abraccine de Melhor filme de diretor estreante na 43ª Mostra Internacional de São Paulo.

O documentário “Currais”, dirigido por Sabina Colares e David Aguiar é um dos destaques das estreias do mês da distribuidora O2 Play.

O filme mostra os bastidores de uma história pouco contada no País. É que durante o período da seca de 1932, no Ceará, foram criados vários campos de concentração para aprisionar e impedir que os flagelados chegassem à cidade de Fortaleza, capital do Estado. Militares e representantes da sociedade civil decidiram escravizá-los, legitimando os interesses da elite econômica por meio de políticas de repressão e higienização social. Remanescentes narram fragmentos de memórias e lutos interrompidos, testemunhados nos casarões em ruínas das concentrações e no culto das “almas da barragem”, resistentes ao forte apagamento histórico.

“Currais” recebeu o Prêmio Abraccine (Associação Brasileira dos Críticos de Cinema) de Melhor Filme de diretor estreante durante a 43a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e percorreu outros festivais, incluindo o tradicional Cine Ceará (Prêmio de Melhor Filme Olhar do Ceará), a Mostra Competitiva de Tiradentes (MG), foi premiado no Festival de Aruanda do Audiovisual Brasileiro em João Pessoa (PB) como Melhor Direção, Direção de Fotografia, Direção de Arte e Atriz (Zezita Matos), e ainda foi premiado como Melhor Direção no Amazônia Doc (AM). Foi selecionado também para o International Documentary Film Festival de Buenos Aires, na Argentina e para o Festival Cine del Mar em Punta del Leste, no Uruguai.
Ficha Técnica
Currais- 91 minutos – direção David Aguiar e Sabina Colares
Roteiro David Aguiar e Sabina Colares
Fotografia Petrus Cariry
Montagem David Aguiar, Sabina Colares, Ted Rafael
Música João Victor Barroso
Elenco Rômulo Braga, Zezita Matos, Vitor Colares, Débora Ingrid
Produtor Khalil Gibran
Produção Além Mar Filmes
Distribuição O2 Play
Sobre a distribuidora O2 Play

A O2 Play é dirigida por Igor Kupstas sob a tutela de Paulo Morelli, sócio da O2 Filmes, e faz parte do grupo O2, que tem como sócios também o cineasta Fernando Meirelles e a produtora Andrea Barata Ribeiro. Em atividade desde 2013, a O2 Play se diferencia das demais distribuidoras por trabalhar além do cinema, TV e vendas internacionais, o VOD (Video on Demand), como uma distribuidora digital. Para mais informações acesse http://www.o2play.com.br/

Deixe uma resposta