General Ferreira é o novo diretor-geral brasileiro de Itaipu

Foi publicada nesta quarta-feira (7), no Diário Oficial da União (DOU), a nomeação do general João Francisco Ferreira como novo diretor-geral brasileiro de Itaipu com mandato até 16 de maio de 2022. Ele substitui o general Joaquim Silva e Luna, que ficou dois anos e um mês no comando da usina. O presidente Jair Bolsonaro e demais ministros participam da posse. Segue o link https://www.in.gov.br/web/dou/-/decretos-de-6-de-abril-de-2021-312385562.

A solenidade de transmissão do cargo está marcada para esta tarde, no Cineteatro dos Barrageiros, dentro da usina. O local leva esse nome em homenagem aos milhares de operários que trabalharam na obra.

O presidente Jair Bolsonaro também esteve presente na posse de Silva e Luna, no dia 26 de fevereiro de 2019. O general foi indicado pelo presidente, no último dia 19 de fevereiro, para assumir a presidência da Petrobras, o que deve acontecer após assembleia do Conselho Administrativo da estatal, prevista para o próximo dia 12.

Embora oficialmente confirmada no DOU nesta quarta-feira (7), a indicação do general Ferreira já havia sido anunciada pelo presidente Jair Bolsonaro no mesma data da indicação do general Silva e Luna para o comando da Petrobras.

Ferreira é o 13º diretor-geral brasileiro da binacional e o quarto militar a comandar a hidrelétrica. O primeiro foi o general José Costa Cavalcanti (1974-1985), o segundo o general-de-brigada Ney Aminthas de Barros Braga (1985-1990) e o general Joaquim Silva e Luna (2019-2021), último em atividade.

Crédito da Foto: Rubens Fraulini/Itaipu Binacional

Deixe uma resposta